Senado aprova financiamento para construção da ponte do Adhemar Garcia e Boa Vista

Por: Windson Prado

10/07/2018 - 18:07 - Atualizada em: 10/07/2018 - 19:21

A tão esperada ponte que irá unir os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista está mais perto de começar a sair do papel. Isto porque o Senado Federal aprovou nesta terça-feira (10) a contratação de uma operação de crédito externo, com a garantia da República Federativa do Brasil, para a realização de obra, no valor de até US$ 40 milhões.

O financiamento é entre o município de Joinville e o Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), e governo Federal atua como uma espécie de fiador de Joinville, para o financiamento do Programa Linha Verde Eixo Ecológico Leste de Joinville. Por isso, o Senado precisava aprovar o crédito.

A partir de agora, a Prefeitura de Joinville aguarda as últimas análises da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e da Secretaria do Tesouro Nacional, para depois realizar a assinatura do contrato de financiamento com o Fonplata.

A expectativa do governo Udo Döhler é fazer a assinatura do contrato ainda no segundo semestre, já a licitação da obra não tem dada para ocorrer.

A obra é bastante importante para a mobilidade urbana de Joinville, e vem sendo promessa de campanha há muito tempo. Hoje a ligação entre a zona Sul e Leste da cidade é feita apenas pela Ponte do Trabalhador no bairro Guanabara, ou pela região central. A nova estrutura deve ter 800 metros.

Quer receber as notícias no WhatsApp?