Seminário Intersetorial reúne 400 servidores municipais de Jaraguá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/03/2018 - 18:03

O Seminário Intersetorial de Assistência Social, Saúde e Educação realizado nesta quinta-feira (15), no auditório do Cejas (Centro Empresarial de Jaraguá do Sul), reuniu cerca de 400 servidores municipais que atuam em Jaraguá do Sul diretamente no atendimento às famílias beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família e Beneficio de Prestação Continuada (BPC), por exemplo.

A abertura do evento contou com a participação do prefeito jaraguaense Antídio Lunelli; do vice-prefeito Udo Wagner; da chefe de Gabinete, Emanuela Wolff e dos secretários Jonas Germano Schmitt (Saúde), Rogério Jung (Educação) e Maria Santin Camello (Assistência Social).

Sob o tema “Dialogando sobre os programas de transferência de renda do Governo Federal”, o seminário é realizado anualmente desde 2014 com o objetivo de debater as formas de ampliar a divulgação dos programas de transferência de renda do Governo Federal. Para isso, a gestora municipal do CadÚnico/PBF/BPC, Viviane Domingos, apresentou um panorama dos atendimentos nesses programas em Jaraguá do Sul.

Município registra aproximadamente 1.670 famílias beneficiárias

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social, atualmente o município jaraguaense registra aproximadamente 1.670 famílias beneficiárias do Bolsa Família – o que corresponde a cerca de 96% da população de baixíssima renda cadastrada no CadÚnico –, enquanto que o BPC conta com 881 beneficiários. O relatório completo estará disponível em breve no site a Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Os participantes também assistiram à palestra “Dialogando sobre as questões éticas na ação profissional, diante do contexto adverso e as demandas dos programas de transferência de renda”, ministrada pela assistente social Quéli Flack Anschau, da empresa Práticas Assessoria Ltda.

A apresentação de Viviane Domingos e a palestra de Quéli Anschau serviram de subsídio para as discussões realizadas à tarde, quando foram organizados seis grupos temáticos: Condicionalidades PBF x Acompanhamento às famílias nas três áreas:

  • Assistência Social, Educação e Saúde;
  • BPC – motivos que podem acarretar na suspensão do beneficio;
  • Mitos e verdades sobre os programas e benefícios de transferência de renda;
  • Conceitos legais para os programas sociais x novas configurações familiares;
  • Benefícios vinculados ao CadÚnico, acesso e permanência aos mesmos;
  • Quem e por que entra nas listas de averiguação e revisão cadastral do CadÚnico.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul