Na manhã desta quarta-feira, os profissionais da UPA 24h de Araranguá, no Sul do Estado, depararam-se com uma situação que, até então, pode parecer corriqueira, tratando-se de um local de Pronto Atendimento de Saúde.

Segundo relato do servidor Jervásio Geremias, por volta das 7h30min, deu entrada na UPA uma mulher de 43 anos, moradora de Sanga do Marco, alegando fortes dores abdominais, abaixo do ventre, dores na coluna e com histórico de cólica renal, segundo informava a paciente.

Enquanto passava pela triagem, ela solicitou para utilizar o banheiro. Alguns segundos depois, para surpresa de todos, inclusive da própria, a mulher entrou em trabalho de parto.

Imediatamente, amparada pelos profissionais da UPA, médicos e enfermeiros plantonistas entraram em ação para o procedimento emergencial e realização do parto.

E, às 8h13min, a mamãe “desavisada” deu à luz a um lindo menino, pesando 2,2 quilos. Ambos passam bem.

Fotos: Divulgação

Logo em seguida, a mãe e o filho foram encaminhados de ambulância ao Hospital Regional de Araranguá, acompanhados pelo médico, Dr. Rafael, e a coordenadora da UPA, Ellen Lazzaretti, que é especialista em obstetrícia.

Formaram também a equipe de atendimento, Drª. Marine, as enfermeiras, Kacila, Viviane e Matilde, o enfermeiro Juliano e os técnicos, Rafael, Ismael e Analici.