Sem previsão de reabertura da única lotérica de Guaramirim

Ainda não há previsão para a reabertura da Lotérica de Guaramirim, fechada há mais de 50 dias. A expectativa era de que o município recebesse um posicionamento da Caixa Econômica Federal esta semana, para definir se será possível reabrir a unidade ou se será necessário realizar uma licitação para a instalação de uma nova lotérica. Até agora, entretanto, não houve avanço nos trâmites de regularização da unidade.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Caixa informou que a lotérica “está temporariamente suspensa, cumprindo sanção administrativa” e que “assim que a pendência que originou sua sanção administrativa for revertida, a unidade voltará a operar normalmente”.

De acordo com o prefeito do município, Lauro Frölich, a situação tem causado prejuízo para a população, que precisa buscar os serviços em outros locais. “Torcemos para que se busque um entendimento com a atual prestadora do serviço, pois esta seria a opção mais ágil, já que a estrutura está toda montada”, comenta o prefeito. Caso a Caixa opte por realizar uma nova licitação, a estimativa é de que o município permaneça sem lotérica por pelo menos mais 60 dias. “É um processo mais demorado, precisa lançar o edital, habilitar a empresa, decidir o local e depois montar a estrutura”, explica Frölich.

Para a população em geral, a situação tem gerado descontentamento. A guaramirense Nelsi Laura Rosa, de 54 anos, era acostumada a pagar todas as contas na lotérica e agora precisa enfrentar “filas enormes” nos poucos locais do município que realizam este serviço. “Já era ruim termos, só uma lotérica. Sem nenhuma, então, fica totalmente inviável”.

O aposentado Milton Konell, 59, defende que, mais do que resolver a situação, é possível avaliar a instalação de uma segunda lotérica no município que, para ele, cresceu muito nos últimos anos. Segundo Frölich, a instalação de uma nova unidade já é cogitada há algum tempo e, a pedido da gestão pública, deve ser analisada pela Caixa assim que a atual situação se resolver.