Grupos de dança se apresentam em tarde festiva no Alvorada

Por: OCP News Jaraguá do Sul

31/05/2016 - 04:05 - Atualizada em: 31/05/2016 - 17:52

É certo que a dança é uma das formas mais antigas de expressão do ser humano, que além de manter o corpo em movimento e favorecer a saúde, não tem limite de idade. E para provar essa premissa, ontem a Sociedade Alvorada abriu as portas para receber os 260 participantes para comemorar os 12 anos de fundação do Grupo de Danças Sênior Rosa. O grupo, formado por 18 mulheres, em sua maioria da “melhor idade”, ligado à igreja luterana Cristo Bom Pastor, no Rio Cerro 2, foi o anfitrião da tarde festiva, iniciada por volta das 13h30.

O evento, que se estendeu ao longo da tarde, reuniu 11 grupos dançantes, em que cada um apresentou duas coreografias. Além de Jaraguá do Sul, participaram grupos convidados de Ibirama, Presidente Getúlio, Penha e Joinville. O local foi cedido sem custo para as apresentações, que se estenderam até às 15h30. A programação foi encerrada com café colonial e sorteio da rifa, em que cada número foi vendido a R$ 1, com sorteio de mimos e lembrancinhas. Segundo a organização, a verba arrecadada com a rifa deve ser destinada para uma viagem de confraternização.

Durante a abertura do salão, o Grupo Rosa apresentou duas coreografias, orientadas pela instrutora de dança, Gerda Krutz: Grand Square e Roda Alegre. Com saias rodadas de estampa florida, passos lentos, precisos e harmoniosos, as 18 integrantes mantinham o ritmo intercalando com palmas. Ao final, muitos aplausos e sorrisos de alegria genuína.

A coordenadora do Grupo Rosa, Leoní Wolodasczyk, 59 anos, confirma que o grupo se reúne a cada 14 dias, sempre às terças-feiras, das 15h às 17h, quando acontecem os ensaios. Conta que também coordena a festas da sociedade, como a Winterfest. Odete Kanzler, 61 anos, que há dois anos passou a viver no Rio Cerro 2, atesta o bem-estar que a atividade da dança proporciona. “Para mim, é saúde, alegria, amizade. O pessoal daqui é muito gentil”.

A mais veterana do Grupo Rosa, Paula Harchen Greuel, 88, adora dançar: “É uma ginástica. Quando danço, até durmo melhor. Me traz muita alegria de viver. Tenho muitos amigos, nunca estou sozinha”.