Segunda morte por gripe é confirmada em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

17/06/2019 - 13:06 - Atualizada em: 17/06/2019 - 14:48

A segunda morte pelo vírus influenza foi confirmada em Jaraguá do Sul na manhã desta segunda-feira (17) pela Secretaria de Saúde.

A vítima é uma mulher de 59 anos que foi internada no Hospital São José no dia 12 com síndrome respiratória aguda, encaminhada à UTI e medicada com Tamiflu. Ela morreu no último sábado (15).

A mulher fazia parte do grupo de risco, pois era pneumopata e cardiopata. Há registros de que ela havia se vacinado no dia 8 de maio.

O marido da vítima faleceu no dia 13, não estava internado e, a princípio, o registro de óbito não aponta relação com a morte da esposa.

A filha do casal foi internada no dia 13 com sintomas semelhantes aos da mãe e continua na UTI. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado dos testes dela, que tem 36 anos e não possui nenhuma comorbidade.

Primeiro óbito foi registrado em maio

Três casos de gripe H1N1 foram confirmados em Jaraguá do Sul neste ano. Dois tiveram boa evolução e um óbito foi registrado, no começo de maio.

A vítima era uma mulher de 48 anos, que chegou a ser internada na UTI e a tomar o antiviral Tamiflu. Ela tinha hipertensão e diabetes.

Segundo o supervisor da vigilância epidemiológica, Geovane Carvalho Lombardi, a subtipagem do vírus influenza ainda não foi confirmada no caso de óbito por gripe divulgado nesta segunda.

Mesmo assim, ele reforça que o H1N1 está circulando na cidade e que a população precisa ficar atenta aos hábitos de prevenção.

Como prevenir a gripe

  • Cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar;
  • Se não tiver lenço, tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos, pois elas são veículos de transmissão;
  • Evite sair de casa enquanto estiver com sintomas de gripe;
  • Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar, lavando-as imediatamente com água e sabão;
  • Mantenha os ambientes ventilados e arejados;
  • Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
  • Mantenha-se distante de locais com aglomeração de pessoas;
  • Tenha uma alimentação balanceada beba bastante líquido.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?