Terminou na tarde de terça-feira (5), o recolhimento dos entulhos depositados nas calçadas pelos moradores dos bairros Centenário, Vila Lalau e Vila Baependi. A segunda edição do Programa Bota Fora da Prefeitura de Jaraguá do Sul, ocorreu entre os dias 26 e 27 de maio, com recolhimento previsto para iniciar no dia 28. No entanto, a greve dos caminhoneiros fez com que a coleta ficasse suspensa por quase uma semana, sendo retomado no dia 1º de junho.

O volume de materiais recolhidos resultou em 15 cargas e 37 toneladas de resíduos, o que é considerado um bom resultado, conforme os organizadores do Bota Fora. A próxima edição será a partir do próximo fim de semana (dias 9 e 10 de junho), nos bairros Boa Vista, Ilha da Figueira e Águas Claras. O início do recolhimento será no dia 11 de junho, com a concentração das equipes no Posto Mime, localizado no limite entre os bairros Vila Nova, Ilha da Figueira e Boa Vista, a partir das 8h.

A população poderá depositar nas calçadas muitos móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, utensílios de plástico, ferro, latas, fogões, colchões e outros bens sem serventia. Pede-se que sejam separados dos demais resíduos, os equipamentos eletrônicos, que serão os primeiros a serem recolhidos por uma equipe da CDL. Em seguida, os caminhões garras e caçamba recolhem o restante.

Quer receber as notícias no WhatsApp? - Clique aqui

O Bota Fora consiste no recolhimento de utensílios que não têm mais serventia aos moradores e evita que este tipo de material seja depositado em terrenos baldios, por exemplo, gerando graves danos ambientais.

Todos os veículos que fazem parte do Bota Fora estão identificados com a marca do programa e as logomarcas da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Fujama, Samae e CDL. Outros veículos não estão autorizados pelo Município a fazerem a coleta. Caso isso ocorra, os moradores poderão denunciar por meio do telefone da Ouvidoria (0800-642-0156).

O Bota Fora faz parte do Programa Cidade Limpa, instituído pelo prefeito Antídio Aleixo Lunelli no começo da atual gestão, com o objetivo de promover ações que incentivem a limpeza e o cuidado com o município de Jaraguá do Sul. A ação é coordenada pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, tendo a participação do Samae, secretarias municipais de Administração, Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, além do Gabinete do Prefeito e da CDL.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul