Sedimentos retirados de canal no Rio Tavares superam carga de 2 mil caminhões carregados

Canal é responsável pelas condições de escoamento pluvial | Foto PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

16/03/2023 - 14:03 - Atualizada em: 16/03/2023 - 14:29

A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis retirou cerca de 6 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados nas margens e leito do canal artificial de drenagem do Rio Tavares, no Sul da Ilha. O volume é equivalente a 2 mil caminhões de pequeno porte carregados.

O canal é responsável pelas condições de escoamento pluvial e recebimento das variações das marés na região e transborda com frequência em dias de chuva intensa.

“Observando o trecho que já passou pela limpeza, fica ainda mais evidente a necessidade dessa obra para garantir mais segurança aos moradores do entorno. A água está correndo com mais facilidade, em um canal com mais capacidade. Se continuasse assoreado, seguiria acarretando em transtornos diretos para toda a comunidade, como os alagamentos conhecidos e bloqueios da SC-405″, salienta o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

Em extensão, 1km de fluxo de água passou pela primeira etapa de desobstrução, quantidade que representa metade do total do canal. A profundidade aferida antes do início da limpeza no local variava entre 11 cm a 1m.

Ao final da ação de manutenção, deve chegar a 3m. A intervenção é realizada em caráter emergencial, com a utilização de escavadeira hidráulica sobre pontão flutuante – que serve como balsa para transporte do maquinário no canal.