Secretaria de Turismo de Blumenau lança edital para criação de City Tour panorâmico

Por: OCP News Vale

29/07/2021 - 15:07 - Atualizada em: 29/07/2021 - 15:32

O famoso London Bus, que serviu de inspiração a diversas cidades do mundo, deve ganhar uma versão blumenauense. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica lançou nesta quarta-feira, dia 28, um projeto de concessão para atrair investidores interessados em criar uma linha City Tour na cidade. Empresas podem manifestar interesse até o dia 27 de agosto, e o edital pode ser encontrado por meio do Portal da Transparência.

O secretário de Turismo e Lazer, Parcerias e Concessões e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, conta que o projeto faz parte do Plano Municipal de Turismo, e tem o objetivo de “proporcionar aos turistas e comunidade uma linha de turismo city tour com opções de passeios que promovam e divulguem os atrativos de Blumenau, diz.

O edital
A empresa vencedora, que apresentará o melhor preço para a execução do projeto, terá concessão exclusiva do serviço na cidade por 10 anos, podendo o contrato ser renovado por outra década. Depois de assinado o contrato, o concessionário terá prazo de um ano para iniciar as operações.
A remuneração mínima para a Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) é de 5% da receita bruta de bilheteria do city tour. Esses recursos serão integralmente destinados ao Fundo Municipal de Turismo, para que seja reinvestido em ações para o fomento do Turismo na cidade.

Benefícios para o empresário
Além de ficar com 95% do valor da bilheteria, o concessionário poderá vender gêneros alimentícios (mediante aprovação pela Vigilância Sanitária) e souvenires no interior do veículo, durante os passeios turísticos; poderá receber fundos obtidos por meio de projetos de financiamentos públicos e/ ou privados, incluindo leis de incentivo; captar patrocínios, doações e contribuições de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privadas; exibir publicidade de patrocinadores, parceiros, fornecedores, dentre outros, externa e internamente e vender de ingressos de visitação para outros atrativos turísticos da cidade.

Roteiros personalizados em Blumenau
Além do passeio no Centro Histórico de Blumenau, percorrendo espaços como a Prefeitura, a Rua XV de Novembro, a Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Fundação Cultural) e o Teatro Carlos Gomes, o concessionário poderá criar roteiros personalizados em datas específicas. Segundo a Secretaria de Turismo, a iniciativa vai incrementar a infraestrutura receptiva da cidade, possibilitando novas possibilidades de negócio e crescimento do setor. Aqui em Santa Catarina, cidades como Balneário Camboriú e Florianópolis já possuem suas versões city tour.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.