Chama atenção o número de pacientes que tem faltado a consultas marcadas pela Secretaria de Saúde de Criciúma. O secretário da pasta, Acélio Casagrande, divulgou em suas redes sociais dados dos últimos três dias.
No sábado (10) eram 383 consultas agendadas, sendo que 96 pacientes faltaram. No domingo (11), das 345 consultas, 94 não foram realizadas por ausência do paciente e na segunda-feira (12), foram marcadas 345 consultas, sendo que 66 pacientes não compareceram. No total, foram 256 faltas em 831 procedimentos agendados.
"Estamos dando continuidade ao 'limpa filas'. Foram praticamente seis meses sem atendimento a especialidades e agora, para atender aquelas pessoas que estão na fila estamos buscando serviços, contratando especialistas, até clinicas particulares mas infelizmente há uma ausência muito grande. Em torno de 30% das pessoas marcam a consulta e faltam. Isso é um problema muito grande porque acaba tirando a vaga de alguém que poderia comparecer", conta o secretário.
A secretaria, segundo Casagrande, juntamente com as Unidades de Saúde (UBS) tem buscado maneiras de evitar as faltas. "Nós ligamos confirmando, comunicamos, existe até um termo que o paciente assina tomando ciência de que se ele não for, perderá a vaga na fila e ainda assim existem as faltas", completou Casagrande.
O secretário faz um apelo aos pacientes para que avisem com antecedência caso não consigam comparecer as consultas ou exames. "A gente pede que o paciente comunique o posto, ligue, vá até lá, mas avise com o máximo de antecedência possível se realmente não for comparecer", finalizou.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: