A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, em parceria com o Hospital Jaraguá e a Clínica de Oftalmologia e Correção da Visão, está realizando 200 cirurgias de catarata em pacientes SUS entre esta sexta (22) e sábado (23).

Mais 290 procedimentos acontecem ainda no primeiro trimestre deste ano, zerando a fila de consultas e cirurgias relacionadas à catarata no município.

O investimento nas 490 cirurgias será de R$ 525 mil, sendo recursos federais, estaduais e municipais.

Em 2020, mesmo com todos os adiamentos devido à pandemia, foram realizadas mais de mil cirurgias de catarata em cerca de 600 pacientes.

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, explica que todos os esforços são feitos para o maior atendimento possível de pacientes que estão na fila de especialidades.

“Há procedimentos, como o da cirurgia de catarata, que não exigem internação, e, por isso, nesse momento em que os hospitais estão concentrados no atendimento covid, conseguimos dar agilidade”, esclareceu Moretti.

A diretora de Gestão Técnica da Secretaria de Saúde, Fabiana Conrado, detalha que as 200 cirurgias desta sexta e sábado estavam marcadas para outubro do ano passado.

“Mas como ouve um aumento significativo dos números do coronavírus no município na época, precisamos adiar os procedimentos, que ficaram para janeiro deste ano. Com as 490 cirurgias, vamos agilizar muito a fila de oftalmologia SUS”, destaca Fabiana.

 

Com informações da assessoria de imprensa