Secretaria de Saúde de Joinville convoca pessoas que estiveram no cinema para verificar situação vacinal

Foto Divulgação

Por: Tanara Fagundes

19/11/2019 - 14:11

A Prefeitura de Joinville, através da Secretaria da Saúde, solicita o comparecimento das pessoas que estiveram presentes em sessões de cinema na cidade nos dias 9 (sábado) e 10 (domingo) à Unidade Básica de Saúde mais próxima para verificar a sua situação vacinal.

O motivo se deve a casos de suspeitas de pessoas estarem infectadas pelo sarampo e que teriam frequentado uma dessas sessões realizadas neste período.

“A necessidade deste chamamento se deve ao fato das pessoas estarem em ambientes fechados. A transmissão ocorre por tosses, espirros e fala. O vírus fica duas horas no ar. E quem esteve nas sessões seguintes também correram o risco de pegar a doença”, explica a enfermeira do Centro de Vigilância em Saúde, Sandrine Teuber.

Joinville está em surto de sarampo. Até o momento foram confirmados 43 casos na cidade. A única forma de prevenção é pela vacina.

A orientação da Secretaria da Saúde é que as pessoas que ainda não se vacinaram ou têm dúvidas sobre a situação vacinal que procurem uma das 55 unidades abertas na cidade. Os usuários devem levar a Carteira de Vacinação, caso tiver, para facilitar a checagem.

Evite ambientes fechados

Para quem estiver com dificuldades de ir até uma unidade de saúde para verificar sua situação vacinal, deve evitar ambientes fechados, com aglomero de pessoas, até ter certeza de que não precisa da vacina. A transmissão acontece pelo ar, a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.

Atendimentos finais de semana

Aos fins de semana, também está disponível uma sala de vacinação no Shopping Cidade das Flores, das 14 às 21 horas, e a UBSF Bucarein, na rua Inácio Bastos, 555, que, além do atendimento diário até as 21 horas, também oferece atendimento nos sábados e domingos, das 9 às 18 horas.

Dia D de vacinação contra o sarampo

No dia 30 de novembro, sábado, Dia D de vacinação contra o sarampo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Joinville estarão abertas das 8 às 16 horas. Todas as pessoas dos 6 meses aos 49 anos que ainda não verificaram sua situação vacinal devem comparecer a uma unidade de saúde munidas da Carteira de Vacinação para se certificar da necessidade de imunização.

Acima de 49 anos, pessoas que tiverem contato com casos de sarampo ou com suspeita da doença também devem verificar a situação vacinal junto às UBSs.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger