A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul vem registrando, a cada semana, menos procura por atendimentos para os casos suspeitos de Covid-19.

Por isso, a partir desta terça-feira (1°), segundo o secretário de Saúde, Alceu Moretti, estão previstas mudanças para o setor.

Pama, Unidade Básica de Saúde da Barra e a Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) continuam com atendimento exclusivo para coronavírus e sintomas gripais.

As unidades de saúde da Ilha da Figueira, Nereu Ramos e Caic passam a atender as outras demandas.

A baixa procura também levou a secretaria a centralizar o plantão do último fim de semana apenas no Pama, encerrando as atividades em quatro postos de saúde: Ilha da Figueira, Nereu Ramos, Barra do Rio Cerro e Caic.

Anteriormente, os plantões de sábados e domingos no posto de saúde do João Pessoa já haviam sido suspensos.

“Percebemos que estas unidades não tiveram muita procura por consulta médica nos fins de semana em que estiveram abertas, por isso, nenhuma delas abriu ontem e no sábado (29)”, esclarece a diretora de saúde, Alessandra Malschitzky.

De acordo com Alessandra, sobraram muitas consultas tanto no sábado como no domingo (29 e 30) no Pama, que esteve aberto das 6h30 às 22h. No sábado, foram 23 pessoas em consultas médicas; no domingo, nove.

Esta foi a quarta semana consecutiva com queda na procura por atendimento nas unidades de saúde (UBS) por suspeita de Covid. Entre o dia 2 e 8 de agosto, o número chegou a 1.179. Já na última semana, foram 503.

Como ficará o atendimento

Todas as unidades de saúde mencionadas atenderão até esta segunda (31) exclusivamente casos suspeitos de Covid e com síndrome gripal.

O Pama 1 tem horário especial: das 6h30 às 22h, de domingo a segunda. Os postos atendem de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

O secretário de Saúde chama atenção para os cuidados amplamente divulgados pelo poder público e pelos veículos de comunicação como: uso de máscara, distanciamento e isolamento social, lavagem das mãos e objetos com frequência.

Todas as recomendações continuam sendo fundamentais para que a cidade não apresente elevação no número de casos de coronavírus.

Segundo o secretário, o Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 se mantém alerta, tomando todas as decisões necessárias para cuidar da população e manter o vírus sob controle.

Curva de contágio

Curva de contágio e de atendimentos nas UBS apresentam queda pela quarta semana consecutiva.

Entre os dias 23 a 29 de agosto, foram 150 os novos casos, 81 a menos que na semana anterior (16 a 22) que apresentou 231 novos casos.

Taxa de reprodução do vírus

O município de Jaraguá do Sul, que se aproximou da taxa 1 para reprodução do coronavírus, está com índice 0,701.

Quando o índice é maior do que 1, há uma tendência de aumento de casos, mas o risco de contágio ainda é considerado alto e o sinal é vermelho.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul