Secretaria de Assistência Social dá continuidade ao Projeto Assim em Joinville

Cras do Paranaguamirim | Foto Divulgação/Internet

Por: Gabriel Junior

26/02/2019 - 06:02 - Atualizada em: 26/02/2019 - 14:46

A Secretaria de Assistência Social de Joinville retomou as atividades do projeto de Assistência Social Itinerante Municipal (Assim) na última semana. O projeto visitou a Fundação Padre Luiz Facchini, no bairro Paranaguamirim, para atender à população que participa das atividades da fundação. O objetivo do Assim é levar o conhecimento dos serviços e programas desenvolvidos pela SAS e facilitar o acesso de quem necessita deles.

O projeto Assim trabalha diretamente com os nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Joinville e, segundo o coordenador do projeto, Jair Luiz Fernandes, é a porta de entrada para que a população conheça e tenha acesso às políticas públicas. “O Assim é um projeto, um braço forte do Cras, que alcança o que o Cras não consegue”, acrescenta Fernandes.

As ações do Assim criam e fortalecem redes de articulação junto aos Cras. Essas redes são formadas por órgãos municipais, pela comunidade e Cras locais e organizações comunitárias como associações de moradores. Na última quinta-feira (21), o projeto reuniu a rede de articulação junto ao Cras do bairro Adhemar Garcia para programar as atividades. No dia 18 de março o projeto vai se reunir com 180 jovens na Escola Marli Maria de Souza, no Paranaguamirim, levando o conhecimento dos serviços da SAS.

O Cras do Paranaguamirim e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) são prioridades nas atividades. No Centro Pop, as ações visam facilitar o acesso dos usuários aos serviços da SAS com o objetivo de promover mudança de vida e uma breve readequação à sociedade.

No Cras do Paranaguamirim, os trabalhos pretendem fortalecer a rede de articulação da região e facilitar o acesso da comunidade às políticas públicas oferecidas através da SAS. “O projeto é itinerante, mas em alguns locais trabalhamos por um tempo mais prolongado para efetivar as ações da Secretaria de Assistência Social”, informa Fernandes.

O projeto realiza palestras e bate-papos com os moradores para apresentar os serviços oferecidos pela SAS. Os palestrantes são pessoas que têm contato direto com a comunidade atendida pelo Cras, pois a finalidade é facilitar o acesso aos serviços, informando os locais mais próximos onde os serviços estão disponíveis.

Para ter acesso aos serviços e programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social (SAS) basta se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo ou entrar em contato através do telefone 3802-3700.

*Com informações da Prefeitura de Joinville 

Quer receber as notícias no WhatsApp?