Secretaria da Saúde promove conscientização sobre uso de medicamentos

Por: OCP News Jaraguá do Sul

03/05/2018 - 10:05 - Atualizada em: 03/05/2018 - 11:31

Por ocasião da comemoração do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a Secretaria da Saúde vai reforçar orientações à população no período de 7 a 30 de maio, para lembrar sobre a gravidade de usar medicação em doses incorretas, não aderir ao tratamento ou se automedicar.

O uso seguro e racional de medicamentos será abordado nas unidades de saúde em palestras e com a distribuição de panfletos orientativos.

A gerente de Assistência Farmacêutica e Laboratório Municipal, Louise Delatorre, explica que no alvo estão, principalmente, os grupos que usam medicação contínua, como hipertensos e diabéticos.

De 7 a 11, durantes as tardes, a ação também será levada à Farmácia Escola, em parceria com estudantes do curso de farmácia da Univille.

Médicos da rede de atenção primaria, clínicos gerais e farmacêuticos, serão envolvidos em uma capacitação, no auditório 1 da Faculdade Anhanguera, no dia 22 de maio, das 8 às 12, e no dia 23, das 14 às 18 horas.

No dia 26, sábado, o uso racional de medicamentos também será abordado durante a 2a edição do Mexa-se Mais, realizado pela Secretaria de Esportes, em conjunto com as Secretarias da Saúde e Assistência Social.

Louise orienta que qualquer dúvida sobre o uso de medicamentos deve ser esclarecida com profissional de saúde. “Às vezes a pessoa fica envergonhada de dizer ao médico que não entendeu o que foi prescrito, mas ela pode e deve tirar dúvidas com profissionais da Unidade Básica de Saúde”, orienta.

Medicamentos vencidos ou que não serão mais utilizados não devem ir para o lixo comum. “O correto é fazer a devolução na unidade de saúde mais próxima, para encaminhamento ao destino correto”, recomenda Louise.

Mais dicas sobre o uso de medicamentos

  • Siga rigorosamente o que o profissional de saúde disse.
  • Consuma a quantidade certa e nos horários marcados na receita médica.
  • Mantenha os frascos fechados e dentro das caixas.
  • Armazene sempre em local seco, fresco e longe do acesso de crianças.
  • Veja sempre o prazo de validade.
  • Não use o medicamento se o prazo de validade estiver vencido.
  • Medicamentos não utilizados de forma correta podem fazer muito mal.
  • Não tome medicamentos sem a orientação de profissional da saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde