Secretaria da Saúde de Joinville reforça importância da prevenção contra sarampo

Por: Lucas Koehler

18/11/2019 - 15:11 - Atualizada em: 18/11/2019 - 15:41

Com 43 casos de sarampo confirmados em Joinville, a Secretaria da Saúde reforçou a necessidade de prevenção contra a doença.

Nesta segunda-feira (18), seguindo o calendário do Ministério da Saúde, iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo para pessoas dos 20 aos 29 anos.

A campanha segue até o dia 30 de novembro, Dia D de vacinação contra a doença.

Apesar do calendário com indicação de faixa etária, todas as pessoas dos 6 meses aos 49 anos devem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para verificarem a situação vacinal.

Os dados atualizados até o dia 14 de novembro apontam para um total de imunizações ainda distante da meta.

Apenas 4.686 crianças com até um ano foram vacinadas, um total de 57,9%. Entre as crianças de um ano, 92% da meta foi alcançada.

Na faixa etária dos 20 aos 29 anos, neste ano, 17.918 pessoas foram imunizadas contra o sarampo.

A orientação da Secretaria da Saúde é que as pessoas que ainda não se vacinaram que procurem uma das 55 Unidades Básicas de Saúde o mais breve possível.

“Cada pessoa deve conferir sua situação vacinal para estar protegido independente do ambiente que frequentar. O importante é garantir a vacinação”, destaca coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde, Chana Beninca.

Atendimentos finais de semana

Aos fins de semana, também está disponível uma sala de vacinação no Shopping Cidade das Flores, das 14h às 21h.

A UBSF Bucarein, na rua Inácio Bastos, 555, que, além do atendimento diário até às 21h, também oferece atendimento nos sábados e domingos, das 9h às 18h.

Dia D de vacinação contra o sarampo

No dia 30 de novembro, será realizado o Dia D de vacinação contra o sarampo. Todas as UBSs de Joinville estarão abertas das 8h às 17h.

Pessoas dos 6 meses aos 49 anos que ainda não verificaram sua situação vacinal devem comparecer a uma unidade de saúde munidas da Carteira de Vacinação para se certificar da necessidade de imunização.

Acima de 49 anos, pessoas que tiverem contato com casos de sarampo ou com suspeita da doença também devem verificar a situação vacinal junto às UBSs.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger