Três projetos centrados nas doações de órgãos para transplante, nos testes rápidos de HIV, hepatites B e C e a prevenção de traumas foram os grandes vencedores da 3ª edição do programa Experiências Exitosas da Secretaria da Saúde de Joinville.

São ações desenvolvidas por servidores em seus ambientes de trabalho que buscam melhorias de processos a sistemas de integração e troca de práticas que melhoram os serviços no sistema de saúde.

Nesta edição de 2018 foram inscritos 34 trabalhos e homologados 31, dos quais dez foram para a etapa final e apresentados na tarde sexta-feira (26) no auditório da Sociesc.

A avaliação foi feita por comissão formada por gestores que levaram em conta critérios como clareza na apresentação, coerência entre objetivos e justificativas, relevância, aplicabilidade e sustentabilidade, caráter inovador, impacto nos indicadores de resultados, contribuição do trabalho na intersetorialidade e cuidado em rede e humanização.

O primeiro lugar foi para o projeto de implantação de sistema de indicadores em doação de órgãos para transplante no Hospital São José de Joinville, considerado um dos mais importantes centros de captação, doação e transplante de órgãos de Santa Catarina.

O segundo lugar ficou com o projeto desenvolvido por servidores do Laboratório Municipal relacionado com o impacto financeiro proporcionado pela substituição de exames laboratoriais por testes rápidos em diagnósticos de HIV e hepatites B e C.

O terceiro colocado foi dado ao Projeto de Prevenção ao Trauma Pense Primeiro, implantado há 18 anos no Hospital São José. O projeto é voltado para alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública e particular. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos mostram as consequências das múltiplas formas de traumatismo causadas pela violência no trânsito.

Os projetos participantes

1 - A ampliação do acesso na Atenção Primária à Saúde Joinville a partir da expansão da Estratégia Saúde da Família
Local: Coordenação de Estratégia Saúde da Família

2 - Assessoria Escolar: Programa para Usuários de Dispositivos Eletrônicos do Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva do Centrinho
Local: Centrinho;

3 - Eficácia da implementação de um checklist para o desmame ventilatório nos índices de reintubação na Unidade de Terapia Intensiva
Local: Hospital São José.

4 - Fatores associados à cessação do tabagismo entre participantes de um programa antitabagista em uma Unidade Básica de Saúde de Joinville-SC.
Local: UBSF Pirabeiraba.

5 - Impacto financeiro da substituição de exames laboratoriais por testes rápidos para diagnóstico de HIV e hepatites B e C no Município de Joinville-SC. Local: Gerência de Assistência Farmacêutica e Laboratório Municipal

6 - Indicadores de excelência do HMSJ em doação de órgãos para transplante. Local: Hospital São José

7 - Programa de Estimulação de Bebês Preciosos da Secretaria Municipal da Saúde de Joinville.
Local: Atenção Primária.

8 - Projeto de Prevenção ao Trauma Pense Primeiro.
Local: Hospital São José.

9 - Renovação no atendimento odontológico da UBSF Lagoinha.
Local: UBSF Lagoinha.

10 - Ultrassonografia ecológica como forma de promoção da saúde e humanização do pré-natal.
Local: UBSF Estevão de Matos.