Por Kamila Schneider
Desenvolver atitudes empreendedoras e aprender a identificar novas oportunidades de negócio. São estes os objetivos centrais do Empretec, um programa de capacitação oferecido pelo Sebrae e que está com inscrições abertas até o início do próximo mês. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovido em 34 países, o Empretec oferece seis dias de imersão e 60 horas de atividades voltadas para quem deseja desenvolver suas habilidades, seja para empreender ou para crescer profissionalmente.
A coordenadora regional norte do Sebrae, Zenilde Balsanelli, define o programa como uma verdadeira “imersão em empreendedorismo”, que visa replicar ações de sucesso e assim prolongar a vida dos negócios. “Não adianta ter dinheiro para investir se a pessoa não possui a atitude empreendedora. Quantos negócios acabam perdendo o rumo por que a gestão não desenvolveu as atitudes necessárias para crescer? Precisamos aprender a trabalhar estas habilidades, que muitas vezes estão adormecidas”, diz ela.
Por este motivo, o Empretec é uma ferramenta eficaz de capacitação não somente para empreendedores, mas também para os chamados intraempreendedores, profissionais que ocupam cargos de liderança ou gestão e precisam ter uma postura ativa e visionária dentro das organizações em que atuam. “O programa traz dez características comportamentais que são adotadas pelos empreendedores de sucesso e transforma isso em uma metodologia com atividades práticas, simulações e dinâmicas”, explica Zenilde.
As dez características exploradas no programa integram uma pesquisa internacional que englobou gestores e empresários de diferentes países. Dentre as atitudes adotadas por estes empreendedores estão a persistência, o risco calculado, o comprometimento, a busca de informações, o estabelecimento de metas, a persuasão e a independência e autoconfiança.
O programa acontece há 16 anos em Jaraguá do Sul, período em que já formou cerca de 30 turmas. Este ano acontece entre 17 e 22 de julho, diariamente, das 8h às 18h. Para se inscrever, é preciso preencher o cadastro prévio no site do Sebrae SC ou solicitar a ficha cadastral diretamente no Sebrae de Jaraguá do Sul pelo telefone (47) 3371-7843.
Além da ficha de inscrição, os candidatos precisam participar ainda de uma etapa de entrevistas promovida pelos profissionais do Sebrae, por meio da quão serão selecionados os participantes com o perfil mais adequado ao programa. Ao todo são 30 vagas disponíveis na região. O investimento é de R$ 1,7 mil, sendo que empresas ganham ainda um desconto de 10%.
Serviço
O quê: Empretec Jaraguá do Sul
Quando: 17 a 22 de julho
Onde: Sebrae de Jaraguá do Sul
Horário: das 8h às 18h
Inscrições pelo site do Sebrae de SC ou pelo telefone (47) 3371-7843