Schützenbier: cerveja oficial da Schützenfest começa a ser produzida

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/10/2016 - 09:10 - Atualizada em: 25/10/2016 - 07:29

Uma combinação de maltes e lúpulos para traduzir o sabor da Schützenfest. Assim promete ser a Schützenbier, cerveja criada exclusivamente para a 28ª Festa dos Atiradores pelas jaraguaenses Karsten, Königs Bier e Maestro. A bebida artesanal, que leva em sua receita ingredientes alemães, é uma das novidades desta edição do evento, que ocorre entre 10 a 20 de novembro.

A produção dos dois mil litros que serão comercializados durante a festa começou ontem, mas a ideia surgiu ao fim da última edição e foi maturada ao longo dos últimos meses. Juntos, os mestres cervejeiros das três empresas, que estiveram entre as marcas comercializadas em 2015 e estarão novamente na festa, criaram uma receita carregada do sabor das tradições que mantém a Schützenfest.

A cerveja será puro malte, com adição tardia de lúpulos aromáticos especiais e notas de tostado. Após algumas conversas e trocas de ideias e de ingredientes, além de degustação de lotes experimentais, eles chegaram à receita final da Schützenbier: uma cerveja de sabor leve e refrescante, mas que apresenta um amargor bastante sutil no início.

cervejaaa

Os criadores da cerveja, representados por Rúbia Friedemann Torres, da Königs, Side Karsten, da Karsten, e Fábio Stein, da Maestro, explicam que o principal diferencial é que ela foi feita para agradar o maior número de pessoas e harmonizar com os pratos típicos comercializados durante a festa. “Ela agradará tanto aqueles que gostam de beber algo mais leve quanto os que gostam de algo mais elaborado”, afirma Rúbia.

De acordo com Stein, a cerveja é resultado de uma confiança na marca Schützenfest e vai agregar ainda mais valor à festa e à produção local de cervejas. “Estamos trazendo um estilo de cerveja exclusivo para a Schützen. Buscamos a combinação de sabores de maltes especiais da Alemanha, como também a própria lupulagem para deixar ela bem aromática”, explica. Side Karsten complementa dizendo que é uma cerveja puro malte, feita totalmente com ingredientes alemães.

O presidente da Fundação Cultural, Sidnei Lopes, e o presidente da Comissão Central Organizadora da festa, Marcelo Prochnow, acreditam que a parceria vai tornar a Festa dos Atiradores ainda mais forte. “Acho que a Schützenbier é uma marca que já nasce forte, mas que tem esse consenso de fortalecer a nossa festa e as cervejarias locais que são um mote cultural, turístico e também de negócios”, salienta Lopes.

Maior variedade de cervejas

Nesta edição, além de poder experimentar a Schützenbier, os visitantes poderão conhecer outras variedades produzidas pelas cervejarias Karsten, Konigs e Maestro. Juntas, elas devem levar cerca de dez estilos de cervejas. Para o sócio da cervejaria Maestro, Caio Mandolesi, essa é uma oportunidade para quem aprecia a bebida. “É quase um minifestival de cervejas, e todas produzidas aqui”, enfatiza.  Os valores das bebidas, assim como de comidas que serão comercializadas na festa, ainda não foram divulgados.