Schroeder chega aos 55 anos equilibrando crescimento com qualidade de vida

Foto Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

03/10/2019 - 12:10 - Atualizada em: 03/10/2019 - 12:18

O crescimento que motivou a emancipação de Schroeder em 1964, quando o município ainda era um distrito de Guaramirim, mantém-se nos dias atuais.

Completando 55 anos nesta quinta-feira (3), a cidade é a que mais recebe novos moradores na microrregião do Vale do Itapocu, de acordo com a estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em agosto.

Segundo o levantamento, Schroeder tem 21.365 habitantes. Em 2010, no último censo do instituto, eram apenas 15.316 pessoas. Na educação, os resultados da rede pública no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) estão acima da média nacional.

Já em relação às vagas de emprego, de janeiro a agosto deste ano, o município criou 218 novas vagas de trabalho. Uma variação positiva, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Para o prefeito Osvaldo Jurck, apesar das dificuldades econômicas que o país enfrenta, o balanço é otimista em Schroeder.

“Tentamos buscar o equilíbrio, uma vez que os índices de aumento populacional continuam crescendo e isso gera uma demanda maior na área de saúde e educação. Nossa preocupação é acompanhar esse desenvolvimento”, destaca Jurck.

O prefeito enfatiza que o Município está trabalhando no aumento de vagas nas creches, na reforma e ampliação das estruturas existentes e na construção de um novo centro de educação infantil no bairro Itoupava-Açu.

Prefeito destaca preocupação em manter as contas do Município em dia | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Na saúde, Schroeder conta com 100% de cobertura no programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

“Semana passada, abrimos processo licitatório para começar as obras na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que terá uma readequação do espaço físico. A previsão é que em dezembro ela já esteja pronta, o que vai desafogar a rede de saúde da região. Nossos moradores terão um serviço mais próximo deles”, explica Jurck.

O prefeito avalia que, com as obras da duplicação da BR-280 passando pelo município, Schroeder tende a se desenvolver ainda mais, principalmente pelo acesso fácil ser um atrativo para empresas.

Obras de duplicação da BR-280 devem atrair novos investimentos para o município | Foto Eduardo Montecino/OCP News

“Um novo empreendimento de Joinville logo será instalado aqui e vai empregar cerca de 300 pessoas. É importante ter mão de obra e oferta de trabalho na cidade porque muitos acabam conseguindo emprego em outros lugares”, avalia.

A prefeitura vem atuando no planejamento econômico do município em parceria com entidades como o Senai e o programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), além de estar finalizando a revisão do plano diretor.

“Apesar de estarmos crescendo, ainda existe uma tranquilidade em morar aqui, segurança e qualidade de vida. As pessoas se sentem bem, tanto as que já eram de Schroeder como as que chegaram agora e vieram para somar. Isso promove uma mudança cultural também”, observa o prefeito.

Força da indústria e novos investimentos

No movimento econômico de Schroeder, a indústria representa cerca de 60%, garante Osvaldo Jurck. As empresas metalúrgicas e têxteis são a base, mas o ramo alimentício e de serviços também estão se desenvolvendo.

“A agricultura continua forte, só que as pessoas mais jovens acabam migrando para essas outras áreas”, comenta o prefeito. No campo, a bananicultura e o cultivo de arroz se sobressaem, assim como a piscicultura, que ganhou um incentivo recentemente com a abertura do primeiro abatedouro de peixes da região.

Segurança e tranquilidade continuam ditando o ritmo de Schroeder | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Visando o futuro, a prefeitura assinou um convênio com o programa Avançar Cidades no valor de R$ 5 milhões, que serão utilizados para a pavimentação de 12 ruas no Centro-Norte da cidade

Uma parceria com o Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) também será oficializado na semana que vem para movimentar o setor turístico de Schroeder.

Comemoração do aniversário

A festa de 55 anos do município acontece durante o 1º Festival da Cerveja de Schroeder, um evento com apoio da Prefeitura e que terá mais de 40 rótulos da bebida à disposição do público.

A programação começa nesta quinta (3), às 17h, e se estende até domingo (6), no Parque Municipal de Eventos Alfredo Pasold.

O festival contará com diversos food trucks, recheados de variadas de lanches, doces e até pratos típicos da culinária alemã. No evento ainda ocorrem apresentações musicais, de dança e o tradicional corte do bolo de aniversário.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger