Scaramello assumirá a Associação Médica Jaraguá do Sul

Médico patologista Antônio Scaramello quer que entidade realize palestras para comunidade - Foto: Rafael Verch/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

16/03/2016 - 04:03 - Atualizada em: 16/03/2016 - 23:09

O médico patologista e citopatologista Antônio Carlos Scaramello, 66 anos, deve ser confirmado hoje como presidente da AMJS (Associação Médica Jaraguá do Sul), em chapa única, em eleição que ocorrerá ao longo do dia na sede da entidade, prédio do CPL (Centro de Profissionais Liberais), na rua Marina Frutuoso. A posse está prevista para ocorrer no mesmo local, possivelmente no fim de março, ou início de abril. Scaramello assumirá a gestão 2016/2019. O atual presidente da Associação Médica, o oncologista clínico Hugo Cristiano Nora, à frente da entidade nas duas últimas gestões, passa a compor a nova diretoria como tesoureiro.

Fundada em 17 de setembro de 1976, a AMJS congrega 80 associados. De acordo com Scaramello, a microrregião hoje reúne em torno de 180 médicos, dos quais 140 estão em Jaraguá do Sul. Dentre os desafios da nova gestão estão o de reestruturar a entidade, promover adequações no estatuto, aumentar o número de associados, ampliar a representatividade e participar de iniciativas em prol de políticas públicas de saúde.

Veteranos e iniciantes
“No nosso Estatuto, com 30 anos de contribuição, o associado passa a ser sócio remido, não contribui e não participa. Vamos mudar isso, para que os ‘grisalhos’ retornem. E também precisamos trazer os novos”, declara o médico.

Scaramello explica que o objetivo da entidade é promover discussões sobre as dificuldades da área. “Nossa grande meta é atender a saúde pública nos municípios”, assinala. Ele lembra que faltam especialistas nos postos e que outra das demandas é a redução das filas de espera para as cirurgias eletivas. “Precisamos fazer com que a associação seja mais atuante no Conselho Municipal de Saúde, para resultar em melhorias para a população”, defende.

Ainda de acordo com o médico, a intenção também é desenvolver palestras gratuitas nas comunidades, com esclarecimentos sobre temas relevantes, como combate ao Aedes Aegypti e à sífilis, doença sexualmente transmissível (DST) que voltou a ser um problema de saúde pública no país.

NOVA DIRETORIA

• Presidente Antonio Carlos Scaramello
> Patologista

• Vice- presidente Amélio Lissi
> Anestesiologista

• Tesoureiro Hugo Cristiano Nora
> Oncologista Clínico