Nesta quinta-feira (29), a partir das 19h, a Sociedade Cultura Artística - Scar, de Jaraguá do Sul, recebe no seu Grande Teatro, o Concerto Legados da Orquestra Filarmônica, um espetáculo multimídia que contará com as mais admiradas músicas orquestrais de Beethoven, Tchaikovsky, Rachmaninov e Ennio Morricone, entre outros compositores de renome mundial.

O evento terá a participação especial do harpista Gabriel Vieira, 23 anos, músico jaraguaense, professor de harpa na Escola Internacional de Música de Zurique, na Suíça. Haverá, ainda, a apresentação do Coral da Scar, Orquestra Jovem, Grupo de Cordas, Grupo de Câmara e Camerata e de bailarinos da Escola de Dança da Scar.

Breve currículo do harpista Gabriel Vieira

Foto: Divulgação/Scar

Gabriel Vieira começou a ter aulas de harpa na Scar com 12 anos, através do projeto Música Para Todos. Logo se apaixonou pelo instrumento e decidiu seguir a carreira de músico. Cursou Bacharelado em Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em agosto de 2018, mudou-se para Zurique, onde reside. Foi finalista de concurso internacional na França, tocou com a Orquestra Jovem da Suíça (SJSO), com a Orquestra Tonhalle de Zurique, e é academista da Orquestra de Berna, capital da Suíça. Atualmente, faz mestrado na Universidade das Artes de Zurique (ZHdK) e assumiu o cargo de professor de harpa na Escola Internacional de Música de Zurique.

Foto: Divulgação/Scar

A Temporada 2022 da Orquestra Filarmônica Scar tem patrocínio das empresas BRDE, Lunelli, Flexível, Menegotti, Duas Rodas, Nanete Têxtil, Lepono do Brasil, WEG, Leistung Equipamentos, Elian, Oxford, Live! e Ambiental, por meio da Lei de incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Homenagem ao empresário Wandér Weege

Antes da apresentação do concerto neste dia 29, a Scar realizará a cerimônia de entrega do título de Associado Benemérito para o empresário, Wandér Weege. Ele é o segundo homenageado com a honraria, que foi criada em 2021 como uma forma de reconhecer as pessoas da sociedade que contribuem de forma relevante na área artística, histórica, financeira ou, como uma forte presença motivacional da arte. Em novembro de 2021, o homenageado foi Gerd Baumer.

Sobre a Scar

Fundada em 8 de junho de 1956, a Sociedade Cultura Artística - Scar cumpre a função social de estimular a cultura regional, atuando na área da formação artística nas áreas das artes plásticas, dança, música e teatro, na produção e promoção cultural e na qualificação de plateias. Está inserida na comunidade por meio de iniciativas como os projetos Escola Vai ao Teatro, Música Para Todos, Festival de Formas Animadas; da Escola de Dança e dos núcleos de produção cultural de teatro (Colher de Pau e GpoEx) e de música (Banda, Orquestra Filarmônica, Coral, Orquestra de Cordas, Camerata e Grupo de Câmara, Orquestra Jovem da Scar) e em parcerias (Feira do Livro e Femusc).