SC tem mais de 15 mil novos casos de Covid-19 notificados; entenda

Foto: PMJS

Por: Ewaldo Willerding Neto

23/09/2021 - 12:09 - Atualizada em: 23/09/2021 - 12:32

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, informa que foi concluído, nesta quarta-feira (22) o trabalho de atualização da base de dados do sistema e-SUS Notifica (módulo de notificação), que fornece dados de casos confirmados de Covid-19.

O trabalho foi realizado em conjunto com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), a partir da atualização da nova versão das API`s do sistema e-SUS Notifica promovido pelo Ministério da Saúde (MS) no início do mês.

Com isso, foram reclassificados 20.488 casos, dos quais 17.787 foram adicionados por atenderem aos novos parâmetros de classificação e 2.701 foram excluídos por apresentarem erros de registro ou por estarem duplicados.

 

 

Dessa forma, ocorreu um impacto de 15.081 casos de Covid-19 que haviam sido notificados pelos municípios desde o início da pandemia, mas que não estavam sendo contabilizados no sistema nacional e, com consequência, no painel de dados oficiais de Santa Catarina.

Também houve impacto em relação ao número de casos ativos. Antes da atualização, o Estado apresentava um total de 4.943 casos ativos. Com a atualização, o total de casos ativos passou para 8.508 casos.

Os municípios com maior número de casos ativos são Joinville (1.280 casos), Florianópolis (621 casos), Chapecó (432 casos), Blumenau (415 casos) e Itajaí (326 casos).

Após a análise detalhada da estrutura de dados, que demandou um período de tempo considerável, foi possível ajustar os novos parâmetros, e promover a correção de todas as informações e manter a transparência dos dados.

Os principais parâmetros alterados pelo Ministério da Saúde foram relacionados a resultados de testes laboratoriais, e campos inseridos para reduzir a possibilidade de duplicidade de registro de um mesmo paciente.

A SES ressalta que o total de óbitos, que são notificados por outro Sistema (SIVEP-Gripe) não sofreu alteração por conta da atualização do sistema.

 

Confira total de casos antes e após a atualização do sistema