SC libera “xepa” da vacina para adolescentes entre 12 e 17 anos

Foto: Cristiano Andujar/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

23/08/2021 - 08:08 - Atualizada em: 23/08/2021 - 08:49

A Secretaria de Estado da Saúde publicou a Nota Técnica Nº 0044/2021 em que libera para todos os municípios de SC o uso de sobras de vacinas para adolescente entre 12 e 17 anos com deficiências permanentes graves, comorbidades, gestantes e puérperas.

Conforme a nota, o objetivo é evitar o desperdício dos imunizantes da Pfizer/Comirnaty, único liberado para essa faixa etária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que têm prazo de validade de 6h após a abertura.

 

O que diz a nota

Considerando que os frascos da vacina do laboratório Pfizer/Comirnaty devem ser utilizados em até 6h após a abertura, os postos de vacinação devem realizar o manejo adequado das vacinas, evitando desperdício. Excepcionalmente, no caso de não existir pessoas com mais de 18 anos de idade a serem vacinadas, os municípios podem utilizar as doses remanescentes do frasco aberto para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes graves, comorbidades, gestantes e puérperas, na estratégia conhecida como “xepa” da vacina.