SC fica em primeiro lugar na concessão do Selo Nacional de Responsabilidade Social no Sistema Prisional

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/04/2018 - 08:04 - Atualizada em: 31/03/2018 - 15:19

Com um total de 32 empresas classificadas, Santa Catarina ficou em primeiro lugar na primeira edição do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional (Resgata) instituído pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para incentivar empresas e instituições que utilizam mão de obra do sistema prisional. O resultado foi divulgado pelo Depen e fizeram parte do processo 127 instituições e 113  atenderam todos os requisitos.

“O Selo Resgata é uma forma de reconhecimento às instituições que contribuem ofertando trabalho ao sistema prisional, contribuindo assim para a construção da cidadania e de uma nova identidade à pessoa presa”, lembra o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima.

Em segundo lugar na concessão do Selo ficou o Estado de Minas Gerais, com 31 empresas classificadas e em terceiro Espírito Santo, com 13 empresas selecionadas.

O selo Resgata é válido por um ciclo e as instituições contempladas ou não poderão se inscrever nas novas edições, cuja previsão é para o primeiro semestre de 2018.

O investimento em ressocialização em Santa Catarina resulta em 31% dos presos trabalhando nas unidades prisionais por meio de 180 convênios com empresas e órgãos públicos, enquanto em 2011 um pouco mais de mil apenados exerciam atividade laboral.

*Reportagem do Governo de Santa Catarina