Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

SC confirma primeiro caso de transmissão comunitária de varíola dos macacos

Foto: Cynthia S. Goldsmith

Por: Pedro Leal

28/07/2022 - 13:07 - Atualizada em: 28/07/2022 - 14:13

A transmissão comunitária da varíola dos macacos em Santa Catarina foi confirmada pelo governo do Estado nesta quinta-feira (28). Isso quer dizer que não é mais possível rastrear a origem da infecção. Ao todo, seis casos foram confirmados no Estado e outros 16 são investigados.

As informações foram divulgadas em uma coletiva de imprensa na manhã de quinta-feira (28). Outros três estados – Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – e o Distrito Federal confirmaram transmissão comunitária da doença.

A monkeypox também é considerada uma emergência global pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O primeiro caso da doença no estado foi notificado no dia 27 de março. O paciente não morava no Estado, mas esteve em Florianópolis após uma viagem para a Espanha.

O caso de transmissão local da doença foi em um morador de Florianópolis de 40 anos, sem histórico de viagem. Os sintomas começaram a se apresentar no dia 19 deste mês. Não foram divulgadas informações atualizadas sobre o estado de saúde dele.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na quarta-feira (27), foram confirmados 978 casos.

“É importante dizer que não é uma doença letal, mas é uma doença que inspira muito cuidado. […] É uma doença transmitida pelo contato de pele com pele que se dá, tanto em relações sexuais em geral, como também quando você toca, abraça uma pessoa com lesões de pele ou manipula toalhas, lençóis e roupas dessas pessoas que estão doentes”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, na coletiva.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).