Hand on belly
Hand on belly
Neste sábado (24), a Rede Feminina de Combate ao Câncer e 17 Unidades de Saúde do município de São Bento do Sul estarão abertas, das 8 às 16 horas, para coletas de preventivo e solicitações de mamografia para quem tiver indicação ao exame. A Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Mama é uma realização da Secretaria de Saúde.
Estarão prestando atendimento neste dia as unidades ESF 01 (Serra Alta), ESF 02 (Serra Alta - Caic), ESF 03 (Centenário), ESF 04 (Centenário), ESF 05 (Cruzeiro), ESF 06 (Cruzeiro), ESF 07 (Alpino), ESF 08 (Urca), ESF 11 (Vila São Paulo), ESF 12 (Mato Preto), Unidade de Saúde do bairro Boehmerwald, Unidade de Saúde Central, Unidade de Saúde Progresso, Unidade de Saúde 1º de Maio, Unidade de Saúde 25 de Julho, Unidade de Saúde Lençol e Unidade de Saúde Serra Alta – 10.
Podem realizar o exame todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos. Para isso, a mulher não pode estar menstruando, deve evitar duchas vaginais, tampões, desodorantes e cremes vaginais, e também evitar relações sexuais por dois dias antes do exame.
O exame preventivo de colo uterino é recomendado a cada 12 meses e a mamografia a cada dois anos para mulheres dos 40 aos 50 anos e, anualmente, a partir dos 50 anos.