Os indicadores do painel Covid-19 apontam para a retomada da doença em Jaraguá do Sul. Nos dias anteriores a esta quinta-feira (12), foram 114, 110 e 96 os novos casos registrados em 24 horas.

O índice é muito próximo do dia 24 de julho, no pico da doença, quando foram 122 positivados no intervalo de um dia.

 

 

De agora em diante, o contato com o vírus ou com pessoas infectadas será cada vez mais comum, informa a Prefeitura. O importante é saber como proceder e procurar ajuda médica a partir de sintomas como dor de garganta, tosse, febre, dor no corpo, coriza, irritação nos olhos e diarreia.

Porém, uma das dificuldades na Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro (UAPS) do Hospital São José, que tem levado à fila e congestionamento, é a procura por exames e auxílio médico muito precocemente, num momento em que o vírus não é detectado, relata a Prefeitura.

“É necessário falar em atendimento precoce e acompanhamento do caso, porém, o teste será indicado apenas para pessoas que apresentem, pelo menos, dois dias de sintomas”, explica o médico Felipe Benthien.

Além da procura de pessoas sem nenhum dos sintomas que justifiquem a coleta de testes, há os que apenas tiveram contato com positivados. Não ocorre a indicação de realização do teste para nenhum dos dois casos, informa a Prefeitura.

Novas medidas

A Secretaria Municipal de Saúde adotou, nesta semana, novas medidas como forma de prevenção à escalada do vírus: acrescentou duas unidades de saúde para atendimento de casos de Covid-1p e vem buscando o convênio de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em relação a esta situação, a secretaria vem se preparando para o pior cenário, evitando possíveis surpresas. Trabalha-se para o convênio de mais cinco leitos de UTI para adultos no Hospital Jaraguá, totalizando 29.

 

Atendimento

As possibilidades de atendimento são o Pama 1, a Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro do Hospital São José e, a partir desta terça-feira (11) também no Pama 2, da Barra, e no Posto de Saúde da Vila Lalau.

O médico pediatra e Integrante do Comitê Extraordinário Covid-19, Rodrigo Ferreira de Souza, lembra a população do Manual de Conduta contra o Coronavírus.

O documento tem 12 páginas e fala de forma didática e direta quais são as atitudes a serem tomadas por donas de casa, profissionais da indústria e comércio, estudantes, crianças e idosos para se proteger do coronavírus. O material está disponível no site da Prefeitura.

De acordo com o médico pediatra, o retorno às diversas atividades e a maior circulação das pessoas aumentam a exposição e contaminação ao coronavírus, além das complicações da doença, principalmente nas pessoas com comorbidades e idosos.

“A recomendação é manter a higiene frequente das mãos, o uso correto de máscaras e o distanciamento social sempre que possível, principalmente em relação às pessoas mais vulneráveis. São medidas fundamentais para que possamos conviver da melhor forma com a Covid-19”, explica.

O Pama do bairro Czerniewicz, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Wolfgang Weege Barra do Rio Cerro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Lalau, a Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) são os canais públicos de atendimento exclusivo para síndromes gripais e Covid-19.

Veja os locais e horários de atendimento

  • O Pama do Czerniewicz funciona sete dias por semana, sendo de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas. Aos sábado, domingos e feriados, das 7 às 19 horas.
  • O Pama da Barra e a UBS da Vila Lalau atendem de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
  • A Central de Orientação (0800) atende de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas.
  • Outra possibilidade é procurar pela Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro (UAPS) do Hospital São José. A unidade mantém plantão sete dias por semana, das 7 às 19 horas, para casos desta natureza. Cabe ao Pronto-Socorro da unidade hospitalar a triagem que encaminha os casos mais leves de suspeita de covid ao UAPS. A testagem Covid ocorre por meio do swab nasal, que utiliza uma haste flexível, mediante indicação ou prescrição médica. Os exames demoram cerca de uma hora para ficarem prontos.
Com informações da assessoria de comunicação da PMJS.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul