A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Programa de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações relacionadas ao combate à dengue. A chegada do calor traz o alerta sobre a possibilidade de aumento do número de focos do mosquito Aedes aegypti, por isso, a necessidade de fortalecer, ainda mais, as campanhas orientativas sobre o assunto.

No domingo (3), por exemplo, durante a edição do Movimenta Jaraguá na Arena, a equipe do programa de Controle de Zoonoses aproveitou para chamar a atenção do público sobre o tema. A ação educativa teve como foco enfatizar a importância da prevenção, com orientações, dicas práticas sobre como identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

Uma estratégia inovadora aplicada foi a exposição de exemplos de criadouros domiciliares, permitindo que os participantes identificassem os locais propícios à reprodução do mosquito, otimizando a compreensão das medidas preventivas. Além disso, uma atenção especial foi voltada para as crianças, através da elaboração de um jogo de tabuleiro educativo.

Desenvolvido de maneira lúdica e interativa, o jogo ofereceu uma abordagem divertida para ensinar aos pequenos sobre os cuidados necessários para evitar a propagação do mosquito transmissor da dengue. “Essa abordagem educativa precoce contribui para a formação de uma geração mais consciente e comprometida com a saúde coletiva”, explica a gerente de Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani.

Os visitantes do estande do Programa de Controle de Zoonoses foram incentivados a participar ativamente, tirando dúvidas, compartilhando experiências e recebendo materiais informativos, promovendo uma colaboração mútua na busca por ambientes mais seguros e livres de doenças transmitidas por vetores, reforçando a importância da prevenção como ferramenta fundamental no combate à dengue.

“Foi uma ação importante, com resultados positivos. A troca de experiências, o compartilhamento de informações e o engajamento das pessoas superaram nossas expectativas. Desta forma nós avançamos, construindo parcerias efetivas com foco na saúde coletiva e enfrentamento das doenças”, destacou o secretário de Saúde Alceu Gilmar Moretti.