Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Saúde e Educação de Criciúma promovem eventos em prol do bem-estar de crianças e adolescentes

Por: OCP News Criciúma

30/09/2022 - 19:09

A Prefeitura de Criciúma, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, e a Casa Guido, realizaram dois eventos em alusão ao Setembro Dourado, voltado ao câncer infantojuvenil e ao Programa Saúde na Escola (PSE), que define a saúde como uma das competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Os atos ocorreram na última quinta-feira (29) no Teatro Municipal Elias Angeloni.

“Assim como o Amarelo, o Setembro Dourado também é importante e está relacionado ao câncer infantojuvenil. É um período utilizado para fazer um alerta para as famílias e profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento”, afirma o secretário municipal de Saúde, Arleu da Silveira. “Vamos dar importância ao diagnóstico precoce. Falar sobre o câncer infantil, é falar sobre o tempo. Nossas taxas de cura são maiores para os casos diagnosticados mais precocemente”, completa.

Presente no evento, o coordenador do programa de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil da Casa Gudio, Schneider Neves, relata que a maioria das crianças que entram no setor de oncopediatria do Hospital São José já estão com diagnóstico avançado, sendo que no último mês foram nove nesse estágio.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“O diagnóstico precoce pode mudar esta realidade. Esse é o intuito da Casa Guido, além de acolher os que já estão conosco, que são hoje 72 pacientes, é de levar para fora dos portões o conhecimento, a conscientização e a sensibilização aos profissionais de saúde e educação, também levando a importância aos nossos gestores municipais para que possam estar ao nosso lado sendo parceiros no combate do câncer infantojuvenil”, reforça.

Programa Saúde na Escola

Também durante o ato, a Secretaria de Educação apresentou as metas do Programa Saúde na Escola (PSE), com o foco na saúde auditiva. O encontro foi destinado a formação dos agentes comunitários, professores e gestores responsáveis pelas unidades de ensino.

“A importância para os estudantes é justamente excluir qualquer problema com alteração auditiva que possa implicar no desenvolvimento da aprendizagem. Então, adotamos a estratégia de explicar aos agentes toda a fisiologia da audição e quais são os cuidados e desenvolvimento em cada etapa da vida, focando nesse período escolar entre 0 até o final do ensino médio”, explicou a fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação, Solange Castagnel.

Para a coordenadora da secretaria, Rubia Acordi, é no ambiente escolar que são adquiridos conhecimentos importantes para a vida e a promoção da saúde faz parte desses ensinamentos. “Com isso, a escola contribui para criar hábitos saudáveis que serão cultivados até a idade adulta, melhorando a qualidade de vida da população em geral”, ressalta. Além da saúde auditiva, as metas do PSE também são a saúde bucal, a acuidade visual e a prevenção às drogas.

“O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, destaca o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim. Os eventos foram organizados pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU).

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.