Quatro pessoas de São Bento do Sul passaram por exames para que fosse investigada a possibilidade delas estarem contaminadas com o novo coronavírus, o Covid-19.

De acordo com a Prefeitura de São Bento do Sul, a Vigilância Sanitária está acompanhando todas as suspeitas, sendo que a própria Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina (Dive-SC) já tem todas as informações e as orientações já foram repassadas e aplicadas.

Um funcionário de um hotel e familiares de um morador que esteve na Itália estão em isolamento. A prefeitura de São Bento do Sul, em nota, afirmou que não há motivo para pânico.

Segundo a Dive, a situação está sendo monitorados, mas ainda não há confirmação da doença. As análises dos quatro casos suspeitos estão sendo realizadas no Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis.

Corupá orienta cuidados

Os casos analisados deixam em alerta as cidades próximas de São Bento do Sul, como é o caso de Corupá. A secretária de Saúde do município Bernadete Hillbrecht, disse que está acompanhando a situação no Estado, mas reforçando a orientação de que não há motivo para pânico.

"Os casos estão sendo monitorados de perto. O que a população pode fazer é seguir as indicações de cuidados do Ministério da Saúde", destaca.

Segundo Bernadete, é importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas, principalmente quem viajou recentemente para um país onde há casos da doença ou quem teve contato com alguém que mora num destes locais.

"E aí procurar imediatamente uma unidade de saúde. As coletas dos materiais são enviadas para Florianópolis", explica.

Os sintomas do coronavírus são os mesmos de uma gripe: febre, tosse e falta de ar. Dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados nos pacientes.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul