Saúde de Joinville inicia implantação de sistema integrado de agendamentos de consultas

Foto Revista Apólice

Por: Gabriel Junior

09/01/2019 - 08:01 - Atualizada em: 09/01/2019 - 08:36

A partir desta quarta-feira (9), a Central de Regulação Ambulatorial da Secretaria da Saúde de Joinville inicia a fase de implantação do Sistema Integrado de Gestão da Secretaria da Saúde, o SIG Olostech. O processo ocorrerá em duas etapas.

A primeira etapa será concluída até o dia 1º de abril, com a inclusão das consultas especializadas e exames laboratoriais. A segunda etapa vai abranger os exames de média e alta complexidades, que serão integrados ao novo sistema a partir do dia 1º de julho.

A gerente de Regulação, Simone Aparecida de Souza, acrescenta que o usuário terá, inclusive, a opção de escolher a data e horário do seu atendimento para Raio X e fisioterapia, que será indicado na clínica mais próxima de seu endereço residencial. “Com esta possibilidade, esperamos reduzir o absenteísmo no comparecimento das seções”, avalia.

O Sistema Integrado de Gestão da Secretaria da Saúde, já em funcionamento das unidades básicas de saúde e PA´s tem como função integrar a rede municipal de saúde, melhorando a prestação dos serviços de saúde ao cidadão e facilitando o trabalho de funcionários, equipes e gestores.

“Com um sistema que permite ver desde o atendimento prestado na atenção primária, o prontuário eletrônico, os exames solicitados, o profissional da regulação terá as informações para enxergar melhor o caminho e o caso clínico do usuário. Em essência, permite acelerar os processos e otimizar recursos,” ressalta Simone.

Vantagens do sistema integrado

No sistema, poderá ser visualizado o caminho do munícipe na rede de saúde, desde o momento da entrada até a hora da alta. Além disso, apresenta uma série de outras vantagens:

  • Eliminação de papel e retrabalho
  • Prontuário Eletrônico do Paciente (evita duplicidade de receita e medicamentos, maior controle).
  • Autenticação de atestados emitidos
  • Regulação de consultas, procedimentos e transporte de pessoas (otimização de recursos, gerenciamento de oferta e capacidade instalada, lista de espera em portal da transparência, priorização por critério clínico)
  • Gerenciamento de medicamentos e materiais (controle de validade, controle de ponto de reposição e processo de compra)
  • Integração laboratorial (elimina retrabalho e gera economia).
  • Integração com sistema do Ministério da Saúde (segurança garante prestação de contas).
  • Cadastro pessoa com deficiência (possibilidade de conhecer e estabelecer políticas públicas).
  • Business Inteligence (visão gerencial).

*Com informações da Prefeitura de Joinville.

Notícias no celular

Whatsapp

Gabriel Junior

Repórter de segurança pública e editor de conteúdos gerais