A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que retomará a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, a partir do momento em que chegarem novas doses da vacina CoronaVac/Butantan.
A medida segue a decisão da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, que anunciou a retomada da vacinação contra a Covid-19 deste grupo.
Em Jaraguá do Sul, a imunização será feita com a vacina da CoronaVac/Butantan. A aplicação da AstraZeneca continua suspensa.
Já a imunização das gestantes e puérperas sem comorbidades segue suspensa.
O reforço vacinal para as gestantes que já tomaram a primeira dose da AstraZeneca segue indefinido. A posição também está de acordo com uma orientação do Ministério da Saúde, publicada nesta quarta-feira (12).
A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul informa ainda que as gestantes acima de 18 anos com comorbidades devem apresentar orientação médica para receberem o imunizante. Elas devem comparecer à Central de Vacinas, que funciona exclusivamente para vacinação contra a Covid-19 no Parque Municipal de Eventos, diariamente, das 8h às 20h.
Veja a nota da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) de Santa Catarina:
NOTA DA DIVE/SC:
Para as gestantes e puérperas que foram vacinadas com a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, orienta-se aguardar recomendações adicionais, que serão emitidas em nota técnica pelo PNI [Programa Nacional de Imunização]. Para as gestantes e puérperas que foram vacinadas com a primeira dose da vacina Sinovac/Butantan, recomenda-se a conclusão do esquema vacinal com a segunda dose conforme o intervalo recomendado.
Florianópolis, 12 de maio de 2021.
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Diretoria de Vigilância Sanitária
Diretoria de Atenção Primária à Saúde
Fonte: Prefeitura de Jaraguá do Sul