A Secretaria de Saúde de Guaramirim está atendendo a um caso suspeito de sarampo. O paciente é um morador de São Paulo, que está visitando parentes no município.

O secretário da pasta Marcelo Deretti relata que o paciente apresentou os sintomas de sarampo – manchas avermelhadas na pele – logo quando chegou à cidade, nesta terça-feira (30). À noite, procurou atendimento no Hospital Municipal Santo Antônio.

“Ele está bem, sem sintomas sérios”, diz Deretti, sobre o atual estado de saúde do paciente, considerado controlado. O secretário informa que todas as providências epidemiológicas foram tomadas, como a internação e o isolamento do paciente.

Também foram feitos exames, que foram enviados para análise em laboratório de Florianópolis. Os funcionários do hospital que ainda não tinham sido imunizados também receberam a vacina contra o sarampo.

“O mais importante é ressaltar que estamos com uma boa cobertura de imunização, com mais de 80% da população vacinada”, destaca.

No entanto, ele ressalta a importância de os moradores que ainda não tomaram a vacina procurarem a unidade de saúde mais próxima para receber a dose.

O sarampo não possui grupo de risco, ou seja, qualquer pessoa não imunizada corre o risco de contágio, afirma Deretti.

“Nós aqui estamos bem, mas em São Paulo tem muitos casos sendo registrados, e a população tem que estar imunizada para se proteger”, ele reforça.

Os principais sintomas da doença são:

  • Manchas avermelhadas na pele
  • Dor de cabeça
  • Problemas respiratórios

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger