A Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau publicou nesta segunda-feira, 17, a Portaria nº 927, que estabelece novas regras para utilização de máscaras em estabelecimentos de saúde. De acordo com a portaria, o uso de máscaras por profissionais e usuários em todos os serviços que prestam assistência em saúde ambulatorial, pré-hospitalar e hospitalar, passa a ser facultativo. A utilização segue obrigatória para todas as pessoas com sintomas gripais.

As regras sobre o tipo e o modo de uso de máscaras por profissionais e usuários de cada modalidade de serviço de saúde são as estabelecidas na nota técnica nº 04/2020 da gvims/ggtes/anvisa.

De acordo com o secretário de saúde, Marcelo Lanzarin, a portaria leva em conta o monitoramento da Covid-19, realizado desde o início da pandemia e que ainda é feito na cidade. “Seguimos acompanhando os dados da Covid-19 e, considerando a cobertura vacinal, hoje com mais de 80% do público alvo vacinado, além dos números baixíssimos de ocupação de leitos de UTI nos últimos meses, neste momento sentimos segurança para facultar o uso da máscara”.

A nova portaria também revoga a anterior, nº 874/2022, que citava o uso como obrigatório.

 

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.