Saúde da Mulher: Estresse é o grande vilão dos tempos modernos
Geral
quarta-feira, 04:00 - 25/05/2016

Embora exista muita tecnologia ao nosso alcance, nossos recursos biológicos não mudaram nas últimas décadas. Devido a esse entendimento, aprender como nosso corpo reage a estressores externos e internos é de vital importância para a busca de melhor saúde e bem-estar.
Há muito tempo já são conhecidas as inúmeras ações e efeitos deletérios no organismo decorrentes do estresse, o grande mal dos tempos modernos. Estudos mostram que o estresse crônico provoca disfunções importantes no nosso corpo, afetando tanto a imunidade como os hormônios.
Esses efeitos incluem a redução da capacidade imunológica, elevação do risco para doenças cardiovasculares, obesidade e aumento na incidência do câncer. Além disso, também provocam alterações na libido, redução da capacidade cognitiva, elevação dos processos oxidativos e aumento da produção de radicais livres, contribuindo dessa forma para o envelhecimento precoce.
Uma pessoa cronicamente estressada, obesa, sedentária passa a envelhecer de forma acelerada, fazendo com que o organismo esgote precocemente suas reservas, piorando a qualidade de vida. As tensões emocionais constantes desencadeiam a liberação de altos níveis de adrenalina e cortisol, desequilibrando o organismo. Essa situação também provoca reações que englobam aumento da pressão arterial, cansaço frequente, insônia, oscilação do humor, aumento do peso, resfriados frequentes, compulsão alimentar e dores no corpo, podendo, inclusive, chegar a um fulminante ataque cardíaco.
A associação desses fatores com dieta desbalanceada, sedentarismo, tabagismo, resulta em uma espécie de bomba para o corpo, tornando-nos vulneráveis às doenças. Sabemos que o estilo de viver que cada um de nós decide adotar responde por mais de 70% da nossa longevidade.
Precisamos evitar ou fugir de situações estressantes, minimizando, assim, maiores danos à saúde. Alguns hábitos podem ser incorporados à rotina para evitar os efeitos negativos do estresse, tais como:
- exercício físico regular - ajuda a liberar neurotransmissores como serotonina e dopamina, relacionadas ao bem-estar;
- alimentação balanceada - aumentar o consumo de frutas, verduras, vegetais, carboidratos integrais, grãos e peixe, que auxiliam no combate ao estresse devido ao poder antioxidante e anti-inflamatório que possuem;
- sono de qualidade - durante o sono são liberadas substâncias necessárias para regeneração das células, assim como hormônios;
- relaxar com meditação, ioga, massagens, oração, boa música, amigos, estar em contato direto com a natureza;
E não podemos esquecer de que é necessário manter os níveis hormonais, vitamínico e minerais em sintonia para ter saúde.
Lembre-se: mude de atitude e assuma um compromisso de mudar a sua vida. Acredite: podemos envelhecer de forma saudável, feliz e produtiva! E com menos estresse!
×