Saúde da Mulher: Alimentos que auxiliam no combate à celulite

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/05/2016 - 04:05 - Atualizada em: 19/05/2016 - 07:30

Aqueles furinhos terríveis que aparecem na pele, e que chamamos de celulite, nada mais são do que um processo inflamatório que ocorre quando as fibras de colágeno aprisionam as células de gordura, resultando no efeito casca de laranja. Mas, como evitar esse problema?

A solução está, em grande parte, na alimentação. Há alimentos que reparam, hidratam e revitalizam a pele. Por isso, ajudam a controlar a celulite. Aqueles ricos em alicina, substância que relaxa e aumenta a eliminação de sódio pelos vasos sanguíneos, reduzindo a inflamação, são recomendados. Nessa lista, estão o alho, a cebola, aveia, brócolis, couve-flor e peixes que contêm ômega 3.

A retenção de líquido também favorece o aparecimento dos furinhos na pele. Por isso, consuma itens naturalmente diuréticos, como melancia, melão, pepino, couve e salsão. Por outro lado, evite o consumo exagerado de sal. Outra forma de combater a celulite é melhorar a circulação sanguínea. Nesse caso, as melhores alternativas são as frutas ricas em bioflavonoides, como lima, limão, laranja e uva. Inclua, ainda, em seu cardápio a leticina, que reforça a parede das células, impedindo que elas percam água e nutrientes. Ela aparece no amendoim, na batata, couve-flor, espinafre, laranja, ovo e tomate.

Além disso, procure consumir comidas que tenham ácidos graxos essenciais, importantes para a hidratação das células. Bons exemplos são o azeite de oliva, o óleo de linhaça, o gergelim, sementes de girassol, castanhas e peixes. Vale também dar atenção aos aminoácidos, que estimulam a produção de colágeno e elastina, dando firmeza à pele. Você os encontra em carnes magras, frango, peixes, queijo e ovos. Já os antioxidantes impedem que os radicais livres fragilizem os tecidos, abrindo caminho para a celulite. Por isso consuma cebola, cenoura, chá verde e frutas cítricas.

Alimentos com vitamina B e minerais ajudam as células da pele a absorver melhor os nutrientes. São eles: abacate, aveia, banana, beterraba, brócolis, cogumelo, laranja, melancia, leite e derivados com baixo teor de gordura. Beba, pelo menos, dois litros de água por dia. Evite alimentos gordurosos, açúcar refinado, doces e frituras, refrigerantes e sucos de caixinha. Esses alimentos estimulam a inflamação, piorando os furinhos. Além de bons hábitos alimentares, é importante praticar exercício físico regular, controlar o estresse e garantir equilíbrio da parte nutricional e hormonal.