Saturnino de la Torre é atração de seminário internacional em Massaranduba

Doutor em Filosofia e Letras, pesquisador tem trabalhado estimulando e pesquisando criatividade há mais de 40 anos | Foto: La Vanguardia

Por: Elissandro Sutil

04/10/2018 - 06:10

Massaranduba se prepara para sediar, no dia 27 de novembro, o Seminário Internacional de Ecoformação, evento que está envolvendo toda a rede municipal.

Com expectativa de reunir em torno de 400 pessoas, o seminário é uma promoção da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, com apoio da RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas) e do Instituto Crescer.

De acordo com o secretário municipal de Educação de Massaranduba, professor Cristiano Tironi, o evento será dividido em dois momentos.

No primeiro, que acontece na Escola Pedro Aleixo, haverá exposição de diversos trabalhos temáticos. Serão dez salas, com projetos de várias instituições.

O seminário inicia às 13 horas, com o credenciamento e abertura. A partir das 14h, acontece o intercâmbio de pesquisas e experiências de instituições e profissionais que protagonizam uma educação transformadora.

“O segundo momento será a palestra do Saturnino de la Torre, da Universidade de Barcelona, considerado o pai da criatividade”, aponta o secretário.

Nesta etapa, o evento será na Sociedade Atiradores e contará com apresentações culturais. Tironi destaca que o seminário estará aberto a inscrições de pessoas de fora da rede municipal de ensino, mas serão poucas vagas.

Confira a programação

Local: Escola Ministro Pedro Aleixo

  • 13h – Credenciamento;
  • 13h30 – Abertura: secretário de Educação de Massaranduba;
  • 14h – Intercâmbio de pesquisas e experiências de instituições e profissionais que protagonizam uma educação transformadora.

Local: Sociedade Atiradores

  • 16h30 – Coffee Break;
  • 17h – Programa de Ecoformação Continuada de gestores e docentes em Massaranduba – desafios e avanços – Marlene Zwierewicz, Vera Lúcia Simão e Vera L. S. e Silva: RIEC;
  • 17h45 – Ecoformação e Criatividade: educar para a Vida e a partir da Vida – Saturnino de la Torre*: RIEC Espanha;
  • 19h30 – A transformação das práticas pedagógicas a partir da Ecoformaçao/PCE – Vanessa Pereira, secretária de Educação de Paulo Lopes; Sirlene Machado Cunha Joaquim, secretária de Educação, Culturas e Esportes de São Ludgero; Sandra Mara de Andrade, secretária-executiva do Instituto Crescer de Itajaí; e Cristiano R. Tironi, secretário de Educação de Massaranduba;
  • 20h – Apresentação Cultural e encerramento.

*Doutor em Filosofia e Letras. Tem trabalhado estimulando e pesquisando criatividade há mais de 40 anos.

Quer receber as notícias no WhatsApp?