Em São José, a vacinação contra Covid-19 entra em uma nova fase a partir desta sexta-feira (5). Será iniciada a aplicação de doses em idosos acima de 79 anos, nos trabalhadores da saúde acima de 60 anos e trabalhadores da saúde que, independente da idade, possuam alguma comorbidade definida pelo Ministério da Saúde.

Estes trabalhadores devem atuar em clínicas, hospitais, ambulatórios e demais estabelecimentos de Saúde de São José. Nesta etapa entram também os profissionais em Saúde da Vigilância Sanitária e Epidemiológica. A ação segue também no sábado (6) e será realizada em sistema drive-thru, das 8h às 17h, no Clube Maré Alta.

Para receber a vacina, o idoso deve apresentar comprovante de residência de São José ou a carteira da unidade de saúde e documento com foto. Já os trabalhadores da Saúde devem apresentar documento com foto, declaração de vínculo empregatício assinado e carimbado pelo responsável do estabelecimento no qual trabalha, contendo informações como o nome e endereço do estabelecimento, nome do trabalhador e descrição da função do serviço.

No caso dos trabalhadores da Saúde com comorbidade será necessária a apresentação do laudo médico indicando qual doença - diabetes, hipertensão, pneumopatia crônica, doença cardiovascular, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimido, anemia falciforme, obesidade mórbida ou síndrome de down.

Até o momento São José já alcançou o percentual de vacinação de 100% dos idosos que vivem em instituições, 107% da população estimada de idosos com mais de 90 anos e 103% da população estimada de idosos entre 85 e 89 anos, e 106% do público da faixa etária de 80 a 84 anos. Essa diferença numérica pode ocorrer por alguns fatores, como mudança de cidade. Neste caso, o Município é obrigado a lançar o percentual acima da meta para informar ao Ministério da Saúde as doses a mais aplicadas e em quais grupos elas foram aplicadas.

No total, 10.432 pessoas já receberam a primeira dose da vacina em São José, e a segunda dose do imunizante foi aplicada em 3184 pessoas.