São José ultrapassou a meta do Ministério da Saúde de imunizar 95% as crianças de 1 ano até menores de 5 anos contra a poliomielite. Com uma série de estratégias planejadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, São José alcançou 100,56% do público-alvo da campanha, mesmo com a pandemia da Covid-19.

Ao todo, foram aplicadas 11.013 doses de vacina contra a poliomielite no município. A campanha do Ministério da Saúde foi encerrada nacionalmente no dia 30 de novembro, depois de duas prorrogações.

“Com esses resultados, São José foi o único município com mais de 100 mil habitantes a atingir a meta em Santa Catarina. A cobertura vacinal no Estado ficou em 85,57% e no país em 69,68%”, detalha a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Iula Luana Bastos.

 

Agendamento

Entre as estratégias adotadas, foi feita uma ação conjunta entre a Diretoria de Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica para garantir que fossem seguidos os protocolos de prevenção à Covid-19. Para garantir a segurança da comunidade e dos profissionais de Saúde, a vacinação foi feita por agendamento nas unidades de saúde.

Além disso, foi instalada a Central de Vacinação, na Praça do CEU, no bairro Ipiranga, para atendimento imediato, e algumas UBSs tiveram o horário das salas de vacinação estendido. A equipe também realizou a busca ativa das crianças nesta faixa etária com orientações de casa em casa feitas pelas agentes comunitários de saúde e com base nas informações das unidades de saúde.

“A pandemia trouxe uma série de desafios para a atuação das equipes das unidades de saúde, como o receio dos pais de levarem as crianças para se vacinar. Mas conseguimos reverter esse cenário adverso e imunizar todas as crianças”, destaca Iula.

A gerente de Imunização reforça que, mesmo com todos os esforços para enfrentamento ao novo Coronavírus, as ações de combate a outras doenças imonupreveníveis seguem regularmente, como febre amarela, sarampo e rubéola. A atualização do calendário vacinal, inclusive, continua sendo realizada nas unidades de saúde mediante agendamento.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp