Estímulo à geração de um novo ambiente de negócios para São Francisco do Sul. Esta é apenas uma das missões escolhidas pelo novo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Marcos Arzua. Formado pela Faculdade de Direito da PUC Paraná e com mais de 25 anos de atuação nas áreas de gestão e advocatícia, o empresário já exerceu, em paralelo aos negócios próprios, cargos e funções em renomadas instituições catarinenses e nacionais.

Em seu plano de trabalho estão presentes questões relacionadas a atração de investimentos e ampliação da matriz econômica do município para além da atividade portuária, com ênfase às vertentes da cadeia do comércio, serviços e turismo, no âmbito da economia do mar. “São Francisco do Sul tem um grande potencial e queremos buscar opções para trabalhar de maneira sustentável o desenvolvimento da cidade não só a curto prazo, mas com ações estruturadas para as próximas décadas”, destaca o secretário.

Arzua atua empresarialmente em São Francisco do Sul já há alguns anos por meio da Arzua Empreendimentos Imobiliários, da qual é sócio. A empresa desenvolve atividades no Paraná e em Santa Catarina, com forte presença no município francisquense desde a década de 1970.

Em sua larga experiência profissional estão o Conselho de Desenvolvimento da Prefeitura de Florianópolis, Conselho Estadual de Combate à Pirataria e Fecomércio. Também foi conselheiro fiscal do Sebrae/SC, consultor jurídico do Serviço Social do Comércio e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; membro do Conselho Universitário da UFSC e da Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem.

Em âmbito nacional, Arzua foi secretário-geral da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, onde ampliou e modernizou as Câmaras Brasileiras setoriais do comércio e de serviços, coordenou a sistematização da Rede Nacional de Assuntos Legislativos e, ainda, foi representante da CNC no Instituto de Tecnologia da Informação, órgão do Ministério da Justiça.

*Com informações de assessoria de imprensa