Santa Catarina recebe verba para Programa Bandeira Azul

Com foco no aumento da certificação do Programa Bandeira Azul de praias e balneários catarinenses, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Tufí Michereff, esteve com o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, para acertar a liberação de R$ 3 milhões para investir em pelo menos seis cidades do Estado.

Santa Catarina conta com dois balneários com Bandeira Azul: Praia Grande, em Governador Celso Ramos, e a Lagoa do Peri, em Florianópolis.

Praia Grande ou Caravelas, Governador Celso Ramos
Foto Divulgação

 

Para receber o certificado internacional de qualidade socioambiental, as praias precisam atender a 32 critérios relacionados à educação e à informação ambiental, qualidade da água, segurança e serviços, garantindo uma praia limpa, segura e com melhor gestão ambiental.

“Obter a marca Bandeira Azul é uma grande responsabilidade que deve ser traduzida em mudança de comportamento e gestão responsável. Hastear a bandeira é somente o início deste processo de mudança”, acrescenta o secretário.

Lagoa do Peri, Florianópolis
Foto Divulgação

No ano passado, das 10 certificações do Programa aprovadas pelo Júri Internacional para o Brasil, para a temporada 2017/2018, quatro foram de Santa Catarina.

Além das praias, detêm a Bandeira Azul o Iate Clube de Santa Catarina e o barco de turismo da empresa Água Viva Mergulho, o primeiro da América do Sul a receber o selo.

O Programa Bandeira Azul é amplamente reconhecido no mundo. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), instituição internacional com representantes em vários países.

No Brasil, o operador nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR), com sede em Florianópolis.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui

Região de Joinville – Clique aqui

Região de Florianópolis – Clique aqui