Foto Cristiano Estrela/Secom
Foto Cristiano Estrela/Secom

Santa Catarina é o segundo estado com a melhor avaliação no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta sexta-feira (18). Pelo terceiro ano consecutivo, SC ocupa a segunda posição, atrás apenas de São Paulo. Neste ano, o estado conquistou 74,4 de nota geral no ranking que engloba setores como educação, segurança pública, inovação e eficiência. A média brasileira foi de 49,3.

Um dos destaques de Santa Catarina foi a segurança pública, área em que alcançou a avaliação máxima (100), pulando da segunda para a primeira posição entre os estados. Também obteve a maior pontuação (100) em sustentabilidade social, que engloba indicadores como mortalidade infantil e materna, IDH e desigualdade de renda. Santa Catarina avançou ainda em infraestrutura, passando da quarta para terceira posição. Além disso, manteve a terceira colocação em educação e inovação.

Desenvolvido pelo CLP - Liderança Pública, o ranking é uma ferramenta de avaliação da gestão pública no Brasil. Para isso, analisa 69 indicadores distribuídos por 10 áreas-chave: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Quer receber as notícias no WhatsApp?