Samu presta curso para motoristas da Secretaria de Saúde

Por: OCP News Jaraguá do Sul

11/10/2017 - 14:10 - Atualizada em: 11/10/2017 - 14:54

Um grupo de motoristas da Secretaria de Saúde recebeu treinamento para capacitação em transporte e manejo de pacientes. A prática teve iniciativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e aconteceu nesta quarta-feira (11), na Escola Municipal de Saúde, no bairro Iririú, em Joinville.

Para o coordenador logístico da Secretaria de Saúde, Otacílio Dantes, o objetivo da capacitação é preparar os motoristas que interagem de alguma forma com pacientes aos procedimentos de emergência e de urgência que podem ocorrer durante o transporte. “A maioria deles não tem esta capacitação e o curso vem em boa hora”, comentou.

Antes das atividades práticas, o grupo contou com aulas do Departamento de Trânsito (Detrans) acerca das questões técnicas sobre legislação de trânsito, condução de veículos em casos de emergência. Também foram esclarecidas dúvidas sobre a conduta dos motoristas que transportam os pacientes. Já nas práticas, divididos em três oficinas, a abordagem foi sobre a movimentação dos pacientes que se deslocam das residências aos hospitais, o transporte e os cuidados com a viatura que realiza o serviço e suporte básico de vida, com orientações de primeiros socorros.

“É uma oportunidade do motorista praticar técnicas como a massagem cardíaca ou o transporte de pacientes, por exemplo”, afirmou a coordenadora municipal do Samu, Fabiane Voss.

*Com informações da Prefeitura de Joinville.