Samae realiza últimos testes na nova estação de esgoto

Unidade será inaugurada no dia 28 de março e recebeu a visita de representantes do poder público na manhã de ontem - Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

04/03/2016 - 04:03 - Atualizada em: 05/03/2016 - 12:46

Faltando pouco para a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro São Luís, marcada oficialmente para o dia 28 de março, o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) realiza os últimos testes do sistema. Na manhã de ontem, o prefeito Dieter Janssen, o vice Jaime Negherbon e o promotor do Meio Ambiente da Comarca, Alexandre Schmitt dos Santos, foram até a unidade para verificar como está o processo de finalização das obras.

De acordo com o promotor, a principal preocupação é garantir que não haja emissão de odores para preservar a qualidade de vida da população local. “As solicitações feitas inicialmente foram cumpridas e com os investimentos em tecnologia de ponta a expectativa é que o problema não venha a ocorrer”, destaca ele.

Segundo o diretor-presidente do Samae, Ademir Izidoro, a estação utiliza um sistema automatizado, que funciona 24 horas por dia e pode ser operado remotamente, via tablets e smartphones. A expectativa é efetuar a ligação de mais de dez mil residências até meados de agosto, o que deve elevar o percentual de população com esgoto tratado para 80%. Até agora, cerca de mil ligações foram efetuadas, garante Izidoro.

Atualmente, Jaraguá do Sul tem 54% da população atendida pela coleta, afastamento e tratamento de esgoto. A cidade está acima da média do Estado, que é de 18%, e do país, que é de 37,5%, segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento).