Samae de Jaraguá do Sul assina convênio com associação Up Down para facilitar doações

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

07/02/2019 - 05:02

Há dois anos as famílias que hoje se unem sequer imaginavam com uma associação que pudesse dar acolhimento, assistência e atendimento às crianças e adultos com Síndrome de Down.

Hoje, além desta rede de apoio entre mais de 50 famílias, a Up Down (União de Pais pela Síndrome de Down) poderá receber suporte da população de Jaraguá do Sul. As contribuições poderão ser feitas diretamente na fatura de água e esgoto.

A assinatura do convênio com o  Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), que aconteceu durante a manhã de quarta-feira, vai garantir essa fonte de recursos.

Mais de 40 mil residências receberão, a partir de março, um material de divulgação com informações a respeito da atuação da Up Down e também sobre como tornar-se um colaborador.

Crianças atendidas pela entidade visitaram o Samae | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Assim como já acontece com outras 12 entidades, a intenção do convênio é fazer com que os usuários possam atuar positivamente em prol de organizações da cidade que realizam trabalhos sociais.

As pessoas que autorizarem farão uma contribuição mensal que será cobrada na fatura e o valor será repassado, integralmente, à Up Down.

Recursos para garantir desenvolvimento às crianças

Para a presidente da Up Down, Symone Matos, o convênio é fundamental para que a entidade consiga arrecadar recursos visando o atendimento das crianças no período no qual elas mais necessitam de atenção ao seu desenvolvimento. “A gente não pode perder tempo, isso é o ponto mais importante na Síndrome de Down”, ressalta.

Ela destaca ainda que o objetivo da associação é dar assistência, atendimento e autonomia aos filhos dos associados e enfatiza que todos que fazem parte da Up Down são familiares.

“É a oportunidade de colocar nossos sonhos em prática. O nosso objetivo é dar autonomia aos nossos filhos e os recursos serão bem destinados. Ter o suporte do Samae nos deixa de pé para caminhar e não desistir”, afirma.

Os materiais de divulgação, explica a presidente, estão em fase de finalização e devem ficar prontos até o final do mês. Portanto, na próxima fatura de água, os jaraguaenses já devem receber o material informativo.

Symone Matos reforça a importância do convênio | Foto Eduardo Montecino/OCP News

“Assim, começamos a ser mais vistos. Quando temos uma parceria de uma empresa sólida é porque viram a credibilidade do nosso trabalho. O foco é o tempo da criança e essa parceria ajuda muito nestes primeiros momentos”, finaliza.

Enquanto o convênio era assinado, o pequeno Victor, de 3 anos, aproveitava o amplo espaço do Samae para “explorar”, enquanto a mãe, Maristela Varela, observava de longe, dando liberdade ao filho.

Para ela, o convênio pode possibilitar recursos fundamentais para continuar o trabalho de desenvolvimento e estimulação das crianças, parte importante no processo de autonomia.

“É um sonho poder continuar a estimulação, a preparação para um futuro mercado de trabalho porque potencial eles têm, nós só precisamos trabalhar”, ressalta.

Elo para ajudar as entidades

Para o presidente do Samae, Ademir Izidoro, a ação é uma responsabilidade assumida pela autarquia de auxiliar as entidades representativas de Jaraguá do Sul que desenvolvem ações em diversas frentes.

Ele destaca que os outros convênios conseguem abarcar diversas áreas de atuação, como proteção animal, saúde, esporte, entre outros.

Izidoro destaca convênios do Samae com outras entidades | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Entre elas estão ABVN – Associação Beneficente Vida Nova, Apae, Ajapra, Bombeiros Voluntários, Comunidade Terapêutica Novo Amanhã, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital e Maternidade Jaraguá, Rede Saúde do Homem, Polícia Militar, Associação Padre Aloísio Boeing, Associação de Pais e Amigos do Basquete, e Associação Filantrópica 14º BPM.

“É um orgulho poder viabilizar essa ação, poder auxiliar entidades no sentido de arrecadar recursos para sua causa, para o desenvolvimento dessas crianças. É um orgulho para nós poder assinar esse convênio”, destaca.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?