Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial terá, pelo menos, um episódio de dor na coluna vertebral ao longo da vida. O problema pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum após os 30 anos. Para ajudar pessoas que já convivem com o problema e também para preveni-los, há 3 anos e meio, é desenvolvido o Programa de Tratamento da Dor Lombar Crônica, pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Floresta. As informações são da Prefeitura de Joinville.
O programa é conduzido pela fisioterapeuta da UBS, Simone Suzuki Woellner, em 16 sessões de exercícios de alongamento e fortalecimento, duas vezes por semana. Depois de concluída esta fase, o participante pode continuar em encontros uma vez por semana. Atualmente, são atendidos três grupos regulares, duas vezes por semana, e três grupos de manutenção, uma vez na semana. A fisioterapeuta recebe os grupos na UBS Floresta, em sala da Paróquia Cristo Ressuscitado, e na UBSF KM 4.
Além de orientar as sessões de exercícios, a fisioterapeuta explica como é a estrutura da coluna, e sobre cuidados ergonômicos e posturais. O programa atende os usuários das unidades básicas do Floresta, KM 4, Itinga, Boehmerwaldt e Profipo. Para participar, os interessados devem procurar o médico da unidade onde está cadastrado, para o encaminhamento.
Quer receber as notícias do Jornal de Joinville no WhatsApp? Basta clicar aqui