Quando um novo ano começa, junto vem um sentimento de recomeço. Não são apenas mais 12 novos meses que nos esperam, mas dias de esperança e oportunidades.

Mas ainda que a virada do ano nos inspire e encha de motivação, não são poucas as pessoas que colecionam resoluções de ano novo não cumpridas, fato que pode levar ao desânimo.

Acontece que, muito provavelmente, o problema está na meta e não na capacidade de tirá-la do papel.

Ao fazer uma resolução de ano novo, é importante ser específico sobre o que se deseja. Por exemplo, se a meta é ganhar mais dinheiro, ter um novo emprego, viajar, perceba que são metas muito genéricas, o que diminui as chances de serem cumpridas.

Em vez disso, pare por um momento e coloque “metas em suas metas”. Se você quer ganhar mais dinheiro, defina um valor que deseja alcançar e em quanto tempo espera acumular.

Se quer viajar, uma boa opção é traçar já no começo do ano os lugares, as melhores épocas ou período que você terá disponível para a viagem.

Para o coach Sandro Ferrari, a virada de um ano traz mesmo muitas expectativas para o ano seguinte, em que um ciclo se fecha e outro se inicia.

“Eu tenho certeza que lá no fundo todas a pessoas querem algo novo para o próximo ano, uma mudança. A questão é que a grande maioria das pessoas fica somente com este pensamento e, passa o carnaval, nem lembram mais o que tinham mentalizado”, avalia Ferrari.

Por isso, o coach listou dicas valiosas que podem ajudar na hora de estruturar suas metas.

5 dicas de como tirar as metas de ano novo do papel e colocá-las em prática em 2020

1. Seja objetivo

Anote no máximo três grandes conquistas que quer realizar em 2020. Quanto menos melhor, pois seu foco estará todo direcionado a esses objetivos.

2. Defina prazos

Estabeleça uma data, se possível um horário, de até quando no próximo ano você quer realizar sua meta.

Para o coach Sandro Ferrari, se em um ano você tivesse uma viagem agendada para a Europa, de uma forma ou de outra estaria no aeroporto na data e hora marcada. "Quando estabelecemos uma meta nos comprometemos com nós mesmos", diz.

3. Organize os recursos

Defina os recursos que você precisa para realizar cada meta. Recursos vão além de dinheiro, podendo ser tempo, conhecimento e até ajuda de outras pessoas.

4. Tenha seu planejamento por perto

Como diz Earl Nightingale em seu livro “O mais estanho segredo do mundo”, leve suas metas sempre como você. Visualize todos os dias, pois assim seu foco estará totalmente voltado para o que você quer.

5. Não desista

Seja persistente, faça o que tem que ser feito, tenha constância, mesmo que você não queira fazer, mesmo muitas vezes parecendo que tudo e todos estão contra você. Para conseguir alcançar suas metas você deve persistir até realizar.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger