Sábado de diversão no Stammtisch de Joinville 2018

Evento reúne amigos, bom papo, gastronomia e música no Centro de Joinville | Foto Arquivo/Elton Costa/Divulgação

Por: Windson Prado

18/10/2018 - 08:10

Neste sábado (20) é dia de se divertir com os amigos na Via Gastronômica de Joinville. Das 10 às 17 horas, mais de 25 mil pessoas são esperadas para interagir com os grupos que estarão em 150 barracas instaladas em trecho da rua Visconde de Taunay, no centro da cidade.

É o Stammtisch de Joinville 2018, iniciativa da Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento da CDL que garante um dia inteiro de alegria, muito bate-papo, música germânica com bandas típicas, chope e gastronomia. Tudo para celebrar a amizade e a cultura alemã na cidade mais populosa de Santa Catarina.

Além da diversão, o evento se destaca pela segurança oferecida a todos que estiverem no local. Profissionais de uma empresa privada foram contratados pelos promotores do evento, que também recebem o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários, da Polícia Militar e da Polícia Civil.

O Corpo de Bombeiros Voluntários está auxiliando a comissão organizadora com uma série de orientações.

“Contamos com o acompanhamento do engenheiro Luciano Mendonça Seiler, que coordena o Centro de Atividades Técnicas da corporação, e sua equipe”, agradece o gerente de câmaras setoriais, Marcos Jaroczinski.

O 8º Batalhão da Polícia Militar também está bem atuante nas ações de segurança do Stammtisch 2018.

“Foi montado um esquema especial com o Grupo de Atividades Preventivas e de Conscientização do 8º BPM. O trabalho tem o acompanhamento do major Screpanti e do cabo Simão”, explica Marcos.

Prevenção

Ainda na segurança, a novidade deste ano será a presença da Polícia Civil, com a Delegacia Móvel. Os agentes irão passar em todas as barracas para orientar sobre a Lei Seca e conferir quem será o Motorista Solidário. Devem ser realizadas blitze de trânsito em pontos estratégicos ao final do evento para garantir o cumprimento da Lei Seca.

A PM, por exemplo, estará também presente com um equipamento especial de monitoramento por câmeras 360 graus.

“E a equipe de segurança privada fará o trabalho de prevenção inclusive com equipes à paisana, sem uniforme, infiltradas junto ao público. Tudo isso para garantir um evento muito tranquilo a todos”, acrescenta o gerente de câmaras setoriais da CDL.

Em caso de chuva, o evento será transferido para o sábado seguinte, 27 de outubro. O comunicado será feito na sexta-feira à tarde nos canais de comunicação da CDL (Facebook, Instagram e site).

Saiba mais:

  • Os restaurantes da Via Gastronômica estarão abertos durante a realização do Stammtisch Joinville 2018 para receber o público.
  • O trânsito será organizado com o apoio do Detrans. O trecho da rua Visconde de Taunay que recebe o encontro de amigos fecha das 5 às 20 horas.
  • Após o evento, a rua Visconde de Taunay é varrida e lavada, sendo entregue limpa e organizada para a comunidade. Este é um cuidado que a CDL e a organização têm em todas as edições.
  • O evento terá atrações culturais, com apresentação das bandas Rothemburg e Alemão Preto e do grupo Os Veteranos, fortalecendo a cultura germânica que a organização do Stammtisch quer manter viva nas famílias joinvilenses.
  • Pela primeira vez no Stammtisch, esta edição terá barraca com venda de artesanato, roupas e acessórios típicos germânicos.
  • Todos os grupos são orientados a acondicionar corretamente o lixo produzido em cada barraca. A empresa Ambiental, também parceira do evento, faz a coleta no final da festa.
  • Haverá banheiros instalados em pontos estratégicos da Via Gastronômica.
  • O Stammtisch 2018 não deixou de lado o lado social, com a arrecadação de dez quilos de alimentos por barraca. Os produtos serão doados a entidades beneficentes de Joinville.

Quer receber as notícias no WhatsApp?