As ruas do Príncipe, Marinho Lobo, XV de Novembro e Rio Branco passam por alterações a partir de terça-feira (17). Agora, nestas ruas serão implantadas ciclorrotas, ou seja, vias compartilhadas por carros e ciclistas sem separação física. As ruas foram escolhidas por terem tráfego com baixa velocidade. O projeto é experimental e será avaliado apenas depois da instalação. A sinalização será horizontal, por pintura no asfalto, e vertical, por placas.
Os primeiros locais a passar por alterações são parte da rua XV de Novembro (trecho entre a rua do Príncipe até a Dona Francisca), a rua do Príncipe (da XV de Novembro até Marinho Lobo), rua Marinho Lobo e rua Rio Branco (trecho da Marinho Lobo até a Nove de Março).
Para o diretor técnico do Pedala Joinville, Luiz Carletto, o movimento apoia toda iniciativa que incentive o uso da bicicleta e que reforce a segurança dos ciclistas. Ele ainda destaca que a ciclorrota também é uma forma de educar os motoristas sobre o uso compartilhado da via com os ciclistas.
As ruas onde as ciclorrotas irão funcionar terão limite de velocidade de 30 km por hora. A previsão da Prefeitura de Joinville é ampliar esse tipo de vias compartilhadas em outras vias do município.
*Com informações da Prefeitura de Joinville.